Amadora BD Will Eisner autores internacionais

Will Eisner, Jack Kirby e os autores desconhecidos do Amadora BD 2017

Will Eisner e Jack Kirby são os dois nomes mais sonantes da programação do certame

O Amadora BD 2017 continua na senda de se tornar num evento que vive de costas viradas para o mercado, sendo que o enfoque volta a ser as exposições, em particular a exposição central, ignorando a realidade do que é actualmente o mercado da BD nacional.

Os nomes maiores da edição deste ano voltam a ser defuntos: Will Eisner e Jack Kirby, que vão ter exposições dedicadas ao seu trabalho. Os vivos, como tem sido habitual, são uma longa lista de autores desconhecidos da maioria do público e, em muitos casos, sem obra publicada em Portugal.

Convidados Internacionais do Amadora BD 2017

1º Fim de Semanada – 28/29 de Outubro
Ted Rall, Michael Royer, Randolph Hoppe , Thomas Kraft, Bechara Maalouf, Marc Tessier e Stanley Wany.

2º Fim de Semana – 4/5 de Novembro
Jan Bauer, Joshua Neufeld, Marcello Quintanilha, Henrique Magalhães, Mathieu Sapin e Ana Pez.

3º Fim de Semana – 11/12 de Novembro
Anne Elizabeth Moore , Dennis Kitchen, John Layman, Birgit Weyhe, Filipe Nunes, Gustavo Borges e Grazia LaPadula.

Alguns destaques

Dos autores estrangeiro convidados para a edição deste ano do Festival da Amadora Existem alguns que possuem obra publicada no mercado nacional, embora possam ser desconhecidos da maioria do público.

John Layman é o autor mais “conceituado” dos nomes divulgados. Argumentista de comics com um percurso complexo e variado,foi editor da Wildstorm antes de se tornar argumentista a tempo inteiro. Tem escrito para algumas da principais editoras norte-americanas, e criou com Rob Guillory a série Tony Chu, a qual foi galardoada com prémios Eisner e Harvey e é editada em Portugal pela G. Floy.

Marcello Quintanilha, autor brasileiro radicado em Espanha, tem editados em Portugal – pela Polvo – os álbuns Talco de Vidro, Hinário Nacional e Tungsténio, álbum que foi galardoado em Angoulême em 2016.

Henrique Magalhães vencedor do PNBD 2016 para Melhor Álbum de Tiras Humorísticas com Seu Nome Próprio… Maria! Seu Apelido, Lisboa!, editado. Polvo.

Gustavo Borges, autor brasileiro que tem  editado em Portugal o álbum Pétalas, pela Kingpin Books.

Grazia LaPadula, desenhista dos álbuns Ecos Invisíveisi e Jardim de Inverno, ambos editados em pela Kingpin Books.

Felipe Nunes é um autor brasileiro cujo álbum Klaus está editado em Portugal, pela Polvo.

Não posso deixar de salientar a presença de Mathieu Sapin, um autor que, apesar de continuar a ser inédito em Portugal, vai estar presente no Amadora BD pela sexta vez.

Numa altura em que o mercado nacional de BD apresenta um dinamismo saudável, com a edição de uma média superior três títulos semanais, não deixa de ser surpreendente a presença de tantos autores inéditos quando se pública várias obras de vários género e de vários cantos do mundo. Do mesmo modo que faltam nomes “sonantes” com capacidade para atrair público.

Amadora BD Will Eisner autores internacionais

Exposições

A exposição central do Amadora BD 2017 tem como tema “A Reportagem”, e Nuno Saraiva é o autor em destaque e o autor da ilustração do cartaz.

Também já são conhecidas outras exposições que estarão presentes no certame.

Will Eisner
Foi o pai do romance gráfico americana, teve uma influência determinante na banda desenhada, propôs novos conteúdos e formatos, e tem uma exposição evocativa no Amadora Bd 2017.

Jack Kirby: centenário e Nostalgia Marvel
Figura incontornável na história da da banda desenhadora, Jack Kirby foi o criador de novos mundos e de personagens inesquecíveis como os super heróis da Marvel. No ano em que se celebra os 100 anos do nascimento do autor vai ter uma.exposição evocativa

Revisão
A revista “Visão” foi um projecto improvável que fez ruptura com a banda desenhada tradicional portuguesa, apresentando-se nas bancas com cores brilhantes e temáticas políticas. Em 2016 para celebrar os 40 anos do fim da revista, a Chili Com Carne editou o álbum REVISÃO, onde são recuperandas algumas das bandas desenhadas publicadas na mítica revista.

Existem ainda algumas exposições que deverão ser divulgadas em breve. O Amadora BD 2017 vai decorrer de 27 de Outubro a 12 de Novembro no Fórum Luis de Camões.

Written By
More from Bruno Campos

Fernando Relvas: câmara ardente e funeral

Câmara Municipal da Amadora divulgou os detalhes relativos às cerimónias fúnebres de...
Read More

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *