Ver BD: o Primeiro Episódio

Já está disponível  online o primeiro episódio do documentário Ver BD, da autoria de Paulo Seabra e Pedro Moura, transmitido em 2007 na RTP2.

Emitido em 2007 pela RTP2, programa televisivo Ver BD é um documentário em cinco episódios, sobre a banda desenhada portuguesa criado pelo realizador Paulo Seabra e Pedro Moura, numa co-produção da Black Maria.

verbd01b

O programa conta com depoimentos de 11 autores nacionais: Filipe Abranches, Isabel Carvalho, Diniz Conefrey, José Carlos Fernandes, António Jorge Gonçalves, Luís Henriques, André Lemos, Susa Monteiro, Pedro Nora, Miguel Rocha  e David Soares. Esta selecção de “autores não foi feita num processo de “exclusão”, mas antes de procurar, com esta escolha parcial, ser-se pertinente para um retrato da banda desenhada contemporânea portuguesa.“ Como foi indicado na altura no blogue dedicado ao programa.

Portugal, tal como em muitas outras áreas criativas, não tem qualquer razão para se sentir embaraçado com os seus autores de banda desenhada contemporâneos, cuja qualidade estética e intelectual está a par da criação a nível internacional.

O Ver BD atravessa sobretudo estes onze autores enquanto interlocutores para os temas discutidos, mas vai bem mais além deles, para chegar a um retrato o mais amplo possível neste espaço de divulgação televisivo. Esperemos que o Ver BD  mostre no país um conjunto de artistas e de trabalhos que merece toda a atenção e apoio do grande público português e que possa servir de um primeiro passo para um conhecimento maior desta área criativa aos que nela se iniciam, e uma ilustração equilibrada para aqueles que já a conhecem.

Chegou a estar prevista um edição DVD do Ver BD que acabou por não se verificar, sendo agora disponibilizado o programa de modo gratuito online.

Há coisas que, em alguns anos, se transformaram profundamente: autores que pararam de produzir, outros que mudaram a prática, plataformas que se alteraram, circunstâncias que se reestruturaram.

Como indica um dos seus autores, existem algumas circunstâncias que se alteraram desde a realização do documentário, contudo continua a ser um registo da história da BD portuguesa.

Os próximos episódios serão disponibilizados “ao longo das próximas semanas (ou talvez dias)”

Written By
More from Bruno Campos

AmadoraBD: Sérgio Godinho é relevante?

Eu sei que a resposta é evidente, mas existiu alguém que se...
Read More

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *