Valerian 01: Sonhos Maus / A Cidade das Águas Movediças

Já se encontra à venda o primeiro volume da colecção Valerian, um álbum duplo que reúne as primeiras aventuras do herói, publicadas originalmente na revista francesa Pilote.

Sonhos Maus

Vol.00 – Les mauvais rêves, 2000
Primeira publicação na Pilote Hebdo nos números 420 à 434 com 30 pranchas em 1967.

Galaxity, capital do Império Galáctico Terrestre, ano de 2720. O agente espácio-temporal Valérian é enviado à Idade Média para pôr fim às maquinações de Xombul, um tecnocrata que sonha vir a tornar-se mestre do universo. De passagem encontra uma jovem terrestre chamada Laureline e, uma vez terminada a missão, leva-a consigo para Galaxity, onde se torna, também ela, agente espácio-temporal.

Sonhos Maus foi publicada na revista Pilote (nos números 420 à 434) de Pilote Hebdo em 1967, contudo só em 1983 seria editada na hors série de Mézieres e Christin. Só em 2000 foi editada como álbum na série regular com o número zero, para manter a ordem cronológica da série.

A Cidade das Águas Movediças

Vol.01: La cité des eaux mouvantes, 1970

Xombul consegue evadir-se da prisão de Galaxity e apoderar-se de uma astronave espácio-temporal. Valérian e Laureline são enviados no seu encalço, viajando assim até à Nova Iorque de 1986. A cidade, porém, está irreconhecível: submersa na sequência de uma explosão nuclear no Árctico que alterou completamente o clima da Terra, poucos são os sobreviventes e por todo o lado reina o caos e a destruição.

 

A Cidade das Águas Movediças foi o primeiro álbum de Valeria apesar de na realidade ser uma republicação de duas histórias: La cité des eaux mouvantes (publicada nos números N°455 a 468 da Pilote Hebdo, em 1968) e Terres en flammes (publicada nos númerosN°492 a 505 da Pilote Hebdo, em 1969).

Como cada uma das histórias tinha 28 pranchas, eram curtas demais para um só álbum, e longas demais para um álbum franco-belga tradicional, por esse motivo a Dargaud cortou várias páginas da edição original em álbum desta história. Foi essa versão que foi editada nos álbuns da Meribérica, contudo a culpa não é da editora portuguesa, a edição francesa do álbum também tem essas páginas cortadas. As histórias só estão disponível na integra nas edições integrais francesas e, agora, nesta colecção da Asa e do jornal Público.

Sonhos Maus / A Cidade das Águas Movediças

Sonhos Maus / A Cidade das Águas Movediças com argumento de Pierre Chistin e desenho de Jean-Claude Mézieères é o primeiro volume da colecção Valerian, editada pelo jornal Público e a Asa. Está à venda desde 26 de Julho por 8,90€.

Written By
More from aCalopsia

Guerras Secretas – Parte 2 – Marvel / Salvat

A milhões de anos-luz da Terra, e forçados a combater pelo derradeiro...
Read More

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *