Uma viagem pelo 25º AmadoraBD: Piso Zero

Uma viagem guiada ao núcleo central do AmadoraBD 2014 com fotografias de Maria João Miranda e texto de Bruno Campos, hoje a visita é ao Piso 0 do Fórum Luis de Camões.

DSC_0008

Batman: Ano 75

O personagem criado por Bob Kane (e Bill Finger) celebra o seu 75º aniversário e nesta exposição encontram-se alguns originais de alguns dos autores que marcaram a vida do personagem (como Frank Miller, por exempo) em conjunto com a recriação de capas por autores nacionais.

A exposição é comissariada por João Miguel Lameiras e Lawrence Klein, o projecto de cenografia é de Susana Lanceiro e Susana Vicente que contaram com com a colaboração de Joana Bartolomeu e Igor Miguel para a execução do mesmo.

DSC_0023

A fila para ver os originais “engavetados” de Joe Staton, autor que estará presente no ABD dias 1 e 2 de Novembro.

DSC_0020

DSC_0016

DSC_0013

O Baile de Nuno Duarte e Joana Afonso

DSC_0059
“O Baile” – álbum com argumento de Nuno Duarte, ilustrado por Joana Afonso e editado pela Kingpin Books – foi premiado em 2013 com o Prémio Nacional de BD para melhor álbum, a exposição que lhe é dedicada este ano no AmadoraBD (ABD) faz a ligação entre as exposições retrospectivas de Joana Afonso (autora em destaque este ano no ABD) e Nuno Duarte que em 2013 para além do prémio “colectivo” recebeu também o Prémio de Melhor Argumento com este baile.

DSC_0061

DSC_0057

DSC_0055

DSC_0038

Galáxia XXI: O Futuro da Banda Desenhada é Agora

DSC_0049

A exposição central do núcleo central desta edição do ABD é comissariada por Luis Salvado e Sara Figueiredo Costa, apresenta trabalhos de autores de diversos quadrantes que publicam nos mais variados suportes. É um convite a ” “uma reflexão sobre a actualidade da universo da BD”.

O projecto e execução de cenografia são da responsabilidade de Ana Couto, Alessandro Brandolisio e Maria Negrão.

DSC_0051

DSC_0053

DSC_0074

Os 50 Anos de Mafalda

DSC_0073

A cinquentenária contestatária criada por Quino está presente no ABD 2014 numa exposição comissariada por Iván Giovannucci, em parceria com a S.a.s. – Literary Agency, sendo o projecto e eecução de cenografia de Catarina Pé- Curto.

DSC_0071

DSC_0069

DSC_0067

O ano editorial

DSC_0087
A “biblioteca” do AmadoraBD

Uma selecção de algumas das obras editas em Portugal entre Agosto de 2013 e (inclusive). Exposição comissariada por Sara Figueiredo Costa e Luis Salvado.

DSC_0034

Livros autografados

Uma exposição que relembra alguns dos autores – como Art Spiegelman, Milo Manara e Chris Ware, entre outros – que ao longo destes 25 anos passaram pelo AmadoraBD, deixando para trás inúmeros autógrafos.

DSC_0085

Exposição comissariada por Bruno Caetano que foi responsável pelo pojecto e execução de cenografia em conjunto com Vitor Estudante, tendo o apoio à produção da Take it Easy.

Amanhã, visitamos o Piso -1 do Fórum Luis de Camões.

Tags from the story
, ,
More from Maria João Miranda

Uma viagem pelo 25º AmadoraBD: Piso Zero

Uma viagem guiada ao núcleo central do AmadoraBD 2014 com fotografias de...
Read More

3 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *