Tiago Baptista na Cidade Sem Sombras

Berlim - Cidade das Sombras de Tiago Baptista
O mais recente álbum de Tiago Baptista tem como inspiração a residência artística do autor em Berlim.

Berlim – Cidade Sem Sombras , de Tiago Baptista,  é um livro sobre fantasmas. Os fantasmas de memórias e de uma cidade que já não existe, de um sistema que desapareceu mas que está ainda tão presente, nos edifícios, na História, no turismo e nas pessoas.

Berlim - Cidade das Sombras de Tiago Baptista

Este livro é o mais recente trabalho do Tiago Baptista, autor natural de Leiria que começou a publicar várias publicações em 2005 sob o nome de Façam Fanzines e Cuspam Martelos, nome que também usou para um fanzine. Em 2012 a Oficina do Cego e a associação a9))) editaram o seu álbum Fábricas, baldios, fé e pedras tiradas à lama, o quais foi vencedor do prémio de melhor fanzine, atribuído pelo Amadora BD em 2012.

Também foi editado pela  associação Ao Norte, com Stalker em 2015, e pela Bedeteca de Beja,com Imagem Viagem em 2016, para além de ter participado na antologia Zona de Desconforto.

Para além de ser autor de banda desenhada Tiago Baptista tem desenvolvido carreira como artista plástico,  trabalho que tem sido reconhecido com vários prémios, como o Amadeo de Souza-Cardoso 2015 e Fidelidade Mundial Jovens Pintores 2009, para além de exposto várias galerias e instituições.

Berlim – Cidade Sem Sombras é o resultado da participação do autor na residência artística Culturia em Berlim, entre Fevereiro e Abril de 2013. Esse Inverno foi o menos luminoso em décadas e isso ressentiu-se na sua estadia, nos seus hábitos, nas suas impressões sobre a cidade e no seu trabalho.

Para Tiago Baptista Eaqueles meses sem sombras foram como um bloco monolítico de tempo que parecia não passar. Era como se o tempo tivesse ficado suspenso, como se não passasse porque aparentemente a luz também ela não se movia.” Foi esse o motivo porque o autor tentou que este livro falasse sobre “essa falta de luz e também sobre a falha da memória.” Porque é da opinião de que aquilo são falsas memórias.

São esses os factos que tornam este trabalho num livro sobre fantasmas. Os fantasmas de memórias e de uma cidade que já não existe, de um sistema que desapareceu mas que está ainda tão presente, nos edifícios, na História, no turismo e nas pessoas.

Berlim – Cidade das Sombras, é  o mais recente volume da colecção LowCCCost da Chili Com Carne, o lançamento ocorreu durante na Raia – tráfico de edições, no passado fim-de-semana no espaço Anjos 70, e o livro já se encontra  à venda nos espaços que costumam comercializar os livros da Chili.

Tags from the story
,
Written By
More from Bruno Campos

Um pequeno balanço de 2017

Terminou um ano que foi pelo menos, aparentemente, um bom ano para...
Read More

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *