Tertúlia BD em Novo Local com Quico

Ano novo local novo para a Tertúlia BD de Lisboa, que abandonou o restaurante Gina no decrépito Parque Mayer para se instalar na Casa do Alentejo na Rua das Portas de Santo Antão Nº58.

O convidado da primeira tertúlia de 2014 é Quico, nascido Luís Filipe Nogueira, um dos autores que estiveram em destaque no «30 Dias, 30 Artistas». Mas para informações mais detalhadas sobre este autor aqui fica a sua apresentação nas palavras do próprio.

Desenho desde que me lembro de lembrar.

A primeira Banda Desenhada que li ou vi, recordo-me bem, foram os álbuns do Tintin pela Editora Record, e durante muito tempo foi a minha maior influência.

Pouco tempo depois descobri Spirou e Franquin no tempo da Editora Arcádia, e o Jeremiah de Hermann.

Depois seguiram-se desde os inevitáveis Patinhas (preferencialmente de Carl Barks) ,e os Super-Heróis na altura publicados em formato americano a partir do número 1 original americano(Editora Distri?); Giraud/Moebius com Blueberry, com o argumento Jean-Michel Charlier, e o Incal com argumento de Jodorowsky, até mais tarde influências japonesas como Akira, de Kasuhiro Otomo.

Menciono aqui também algumas influências literárias juvenis Sherlock Holmes de Sir Arthur Conan Doyle e Dune de Frank Herbert, a milhas de distância de qualquer adaptação cinematográfica; e outras cinematográficas, não tanto juvenis, Orson Welles, Alfred Hitchcock, Stanley Kubrick, Sergio Leone, Ridley Scott.

E assim após alguns anos a trabalhar como Engenheiro Civil decidi seguir a minha paixão por Ilustração, Banda Desenhada e Cinema.

Depois de uma tira publicada no “BD Jornal” em 2006, comecei a minha carreira profissional em 2009, dando suporte à Ilustradora Sandra Serra.

Desde então tenho trabalhado em alguns projectos de animação, mas maioritariamente como artista conceptual e autor de Banda Desenhada.

A 355ª Tertúlia BD realiza-se amanhã dia 7 de Janeiro a partir das 20 horas.
Written By
More from Bruno Campos

Nomeados para os Galardões BD Comic Con Portugal 2017

Já são o conhecidos os nomeados para os Galardões atribuídos pela Comic...
Read More

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *