Tertúlia BD de Lisboa com Bruno Matos e o Lusitano

O 358ª encontro da Tertúlia BD Lisboa, realiza-se na próxima terça-feira, 1 de Abril de 2014, na Casa do Alentejo. O convidado especial é Bruno Matos, criador do webcomic "O Lusitano".

Fausto Bruno Oliveira de Matos (Bruno Matos) nasceu em Benguela, Angola, a 29 de Agosto de 1975, e é o próximo convidado especial da Tertúlia BD de Lisboa.

Bruno MatosBruno Matos veio para Portugal com apenas seis meses e, antes de saber ler ou escrever já gostava de desenhar. As suas primeiras bandas-desenhadas foram criadas com cinco anos, com a preciosa colaboração da família que preenchia os balões com as frases dos personagens.

A paixão pelo desenho fê-lo participar em vários Festivais Internacionais de Banda Desenhada na Amadora, de 1993 a 1998 e em 2000.

Ilustrou também duas obras do autor Alexandre Honrado (“Histórias que apanharam bicho” e “A gesta do Magriço”)

Licenciado em Relações Públicas e Publicidade com uma Pós-graduação em Produção de Televisão, trabalhou como redactor da revista VER da Associação Nacional dos Ópticos e na RTP. onde exerceu funções de editor de vídeo; copy e produtor de conteúdos televisivos; durante 14 anos.

Para além do desenho descobriu um enorme prazer na escrita, o que o levou a publicar a trilogia 5 Moklins pela Editorial Presença e o romance “Illusya” pela Saída de Emergência.

Atravessando uma nova fase de introspecção na vida, sentiu vontade de regressar ao mundo da banda-desenhada e ilustração que tinha sido um pouco abandonado com um personagem que criou aos quinze anos: O Lusitano. Esta personagem surgiu pela primeira vez na década de 1990 no fanzine Luso Comix, do qual Bruno Matos foi co-fundador juntamente com Nuno Duarte, onde o Lusitano surgiu pela primeira vez nos anos 90.

O-Lusitano-por-Bruno-Matos

O “primeiro super-herói 100% português” é publicado em www.lusitanobd.pt.

O 358ª encontro da Tertúlia BD Lisboa, realiza-se na próxima terça-feira, 1 de Abril de 2014, na Casa do Alentejo na Rua Portas de Santo Antão, nº 58, em Lisboa, a partir das 20 horas.

Tags from the story
Written By
More from Bruno Campos

Sérgio Godinho vira herói de BD em O Elixir da Eterna Juventude

O jornal Público estreia-se na co-edição de BD inédita de autores portugueses...
Read More

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *