Terror nos lançamentos da G. Floy no Amadora BD 2016

O terror de Harrow County e a adaptação para BD de Astrágalo são duas das novidades G. Floy para o Amadora BD, onde irá lançar também novos volumes de Saga e Alias.

A editora dinamarquesa- G. Floy, a operar em Portugal, continua a expandir o seu catálogo. OAmadora BD 2016 marca o início da publicação de uma nova série de terror, Harrow County, do álbum Astrolágo, adaptação do romance de AlbertineSarrazin, editando também o quinto volume de Saga e o segundo de Jessica Jones: Alias.

Harrow County Vol. 1: Assombrações Sem Fim edição G. Floy

Assombrações Sem Fim é o primeiro volume de Harrow County, uma série editada nos EUA pela Dark Horse, com argumento de de Cullen Bunn (Deadpool, The Sixth Gun) e ilustrada por Tyler Crook (B.P.R.D.).

Harrow County é um conto de fadas gótico, considerado por Mike Mignola como sendo “maravilhosamente encantador e verdadeiramente perturbador”. A sua jovem protagonista, Emmy, sempre teve conhecimento de que os bosques que rodeiam a sua casa estavam pejados com fantasmas e monstros. Mas, na véspera de celebebrar dezoito anos, ela descobre que está ligada a essas criaturas – e à própria terra – de um modo que nunca imaginou. O terror clássico cruza-se com os ambientes southern gothic nesta série, como se William Faulkner escrevesse histórias de terror.

harrow-county-002-005

A revista mensal de Harrow County começou a ser editada nos EUA em Maio de 2015, estando coligida em dois volumes. O  terceiro está previsto para Fevereiro de 2017.

Após ter publicado maioritariamente material da Image Comics e alguns livros da Marvel, a editora aposta agora em material da Dark Horse.

Com este álbum a G. Floy inicia também a publicação de um valor emergente da banda desenhada norte-america, o argumentista Cullen Bunn. Apesar de ser desconhecido em Portugal  já possuí uma carreira significativa com trabalhos publicados pela Marvel (Uncanny X-Men, Deadpool) e DC (Sinestro, Aquaman), para além dos projectos que realizou para a Oni Press, IDW e Dynamite. Em 2011, Bunn foi nomeado para o Prémio de Melhor Escritor Independente da Broken Frontier e em para os prémios Eisner e Bram Stoker.

Astrágalo edição G. Floy

 

Astrágalo é um romance de Albertine Sarrazin escritora que, segundo Simone Beauvoir, foi a primeira mulher a falar das suas prisões. O romance foi adaptado para BD pela argumentista francesa Anne-Caroline Pandolfo, com ilustração de Terkel Risbjerg.

Astrágalo é a história da“fuga permanente da jovem Anne depois de saltar os muros da prisão e, na queda, fracturar o osso do pé, cujo nome dá título a esta obra. Entre esconderijos e armadilhas, ergue-se dos escombros um ser rebelde e impetuoso, confrontado com a vertigem da liberdade e a paixão arrebatadora que a prende a Julien, o seu salvador.”

Jessica Jones: Alias Volume Dois edição G. Floy

Jessica Jones queria ser uma super-heroína, mas nem era muito boa, nem era muito conhecida. Foi esta a premisa com que  Brian Michael Bendis e Michael Gaydos  a recriaram em Alias. Esta série do selo Marvel Max, bem recebida pelo público e crítica, serviu de inspiração para a série televisiva Jessica Jones da Netflix.

O segundo volume Jessica Jones: Alias segue as aventuras da antiga candidata a Vingadora que se transformou numa amarga detective privada super-poderosa em dois casos. Num, Jessica vai-se cruzar com o Homem-Formiga. Noutro, irá investigar o desaparecimento de uma adolescente que, segundo os rumores, é uma mutante numa pequena cidade preconceituosa.

O trabalho de Bendis e Gaydos em Alias é constituído por quatro volumes, existindo ainda algumas séries derivadas com a personagem que é possível serem editadas pela G. Floy, dependo da aceitação que a série tiver por parte do público.

Saga Volume Cinco edição G. Floy

Em Saga Volume Cinco colidem várias linhas narrativas que abrangem todo ocosmos. Enquanto Gwendolyn e Gata Mentirosa arriscam tudo para encontrar uma cura para A Vontade, Marko faz uma aliança com o príncipe Robot IV para encontrar seus filhos desaparecidos, que estão presos num mundo estranho, detidos por novos e terríveis inimigos.

Com a publicação deste volume a série,escrita por Brian K Vaughan e ilustrado por Fiona Staples, fica com um desfasamento de um ano relativamente à edição original: o quinto volume de Saga foi editado nos Estados Unidos em Setembro de 2015.

Actualmente só existe um volume inédito em Portugal, o sexto, editado em Março deste ano e que será editado em Portugal em Abril/Maio do próximo ano. Após a edição desse volume a editor irá tentar realizar “lançamentos mais ou menos simultâneos com a edição americana”.

O sucesso que a série tem conhecido, em termos de público e critica, no exterior também se verifica em Portugal onde primeiro volume esgotou, tendo sido editada um segunda edição que é comercializado ao preço de 10.99€ após a primeira edição ter sido vendida ao preço promocional de 8.99€.

Para além destas edições a editora ainda tem previstos mais quatro lançamentos antes do final do ano, sobre os quais falaremos brevemente.

Harrow County Vol. 1: Assombrações  Sem Fim, Astrágalo, Jessica Jones: AliasVolume Dois e Saga Volume Cinco vão estar disponíves no Amadora BD 2016 no stand que a G.Floy partilha com a Dr. Kartoon.

Written By
More from Bruno Campos

Amadora BD na Intersecção da Cultura e da Politica em Portugal

É na intersecção da cultura e da política que se define o...
Read More

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *