Sombras na Lousã

“Sombras” é uma exposição de pintura, BD e desenho de cinco artistas, reunidos pela primeira vez na Lousã, no Museu Prof. Álvaro Viana de Lemos.

Axel Blotevogel, António Pedro Ribeiro, João Sequeira, Marco Mendes e Teresa Câmara Pestana não são um grupo; cada um destes artistas tem uma forte marca individual e a regra é trabalhar a solo, excepto no caso do João Sequeira que como autor de BD tem trabalhado com um argumentista.

Todos têm ligação à BD; dos que aqui e agora não expõem BD, temos Axel Blotevogel – “O mundo de Etel”, com passagem pelo Gambuzine, e Teresa Câmara Pestana -“Aqui Babilónia”, “Postais de Viagem” e Alma Matter do Gambuzine com passagem por inúmeras publicações em vários países.

Axel Blotevogel apresenta na sala de pintura trabalhos muito elaborados a lápis de cor e algumas telas a acrílico, o onírico é uma presença constante no trabalho deste artista, cuja abordagem pode ser sem desprestígio considerada clássica.

Teresa Câmara Pestana na galeria de exposições temporárias; telas a óleo e acrílico, numa pequena retrospectiva onde são bem visíveis as influências expressionistas e africanas. Existe sempre no seu trabalho uma nota primitiva / primordial ligada a velhos ritos e cultos

Estes três artistas, António Pedro Ribeiro, João Sequeira e Marco Mendes encontram-se reunidos numa sala onde apresentam pranchas dos livros mais recentes e trabalhos soltos.

António Pedro Ribeiro (Topedro) é um autor prolífero que num curto espaço de tempo lançou uma série de livros notáveis, contrapondo a um traço elegante e arejado ideias tão profundas quanto cínicas.

João Sequeira é denso, expressa-se a preto e branco com energia e todo o seu aparente caos gráfico é (bem) estruturado.

Marco Mendes revolucionou as tirinhas e as curtas de BD por usar um desenho extremamente bem elaborado em vez dos habituais desenhos simples que são a escolha regular neste tipo de trabalho, o seu dia-a-dia é a fonte de inspiração.

Estes três autores irão conversar com o público acerca dos seus livros, que ficaram disponíveis no Museu Viana de Lemos enquanto decorrer a Exposição.

A exposição “Sombras” inaugura no dia 11 de Julho, e irá estar patente durante dois meses.

Written By
More from aCalopsia

Curso de BD no Museu Bordalo

Formação por Penim Loureiro e Susana Resende de  11 Nov. 2017 a...
Read More

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *