A Soberba Ilustração de Marco Mendes para o Amadora BD 2016

Marco Mendes, vencedor do Prémio de Melhor Álbum Português de Banda Desenhada em 2015 com o álbum Zombie, é o autor em destaque no Amadora BD 2016

Os desenhadores Marco Mendes e Ricardo Cabral podem não ter muito em comum ao nível gráfico, com estilos e técnicas completamente diferentes, contudo partilham o facto de terem realizado soberbas ilustrações para a imagem gráfica do Amadora BD que são posteriormente ofuscadas pelo design gráfico.

Esperemos que, à semelhança do que aconteceu em 2013, este ano também esteja disponível uma versão da ilustração original no festival  para ser apreciada pelos visitantes.

amadora-2016-marcos-mendes
O Tempo e o Espaço de Marco Mendes para o Amadora BD

Subordinada ao tema do festival, O tempo e o espaço, a ilustração é também uma oportunidade de apreciar em quadricomia o trabalho de um autor cuja obra tem sido construída em tons monocromáticos, como acontece em Zombie. 

Com argumento e desenho de Marco Mendes, texto de Samuel Buton e design de Virgínia Valente (Not-Wolf), Zombie foi editado pela Mundo Fantasma e Associação Turbina, e foi o vencedor de PNBD de Melhor Álbum Português de 2015.

A obra debruça-se sobre o tema da juventude, emigração, praxes e o significado da “dança macabra”, tendo como pano de fundo o contexto social nacional.

Os originais de Zombie fazem parte da exposição retrospectiva dedicada a Marcos Mendes que vai estar patente no Forum Luís de Camões de 21 de Outubro a 06 de Novembro durante o 27º Festival Internacional de BD da Amadora.

Tags from the story
, ,
Written By
More from Bruno Campos

AmadoraBD: Sérgio Godinho é relevante?

Eu sei que a resposta é evidente, mas existiu alguém que se...
Read More

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *