Silicone

A “silly season” bedéfila foi dominada pela capa desenhada por Manara, mas há sempre lugar para outras trivialidades. Nesse sentido, resolvi escrever a dizer mal d@ Comic Con Portugal. Não é que tenha algo de pessoal contra o evento, ou que tenha razões válidas para o efeito, mas trata-se de um evento novo, levemente inspirado em algo arraçado de banda desenhada, e convém desde já ambientar a coisa: como se sabe, em Portugal, não existe um evento ligado à BD que não tenha um bom monte de gente a dizer mal.

Poderia invocar aqueles argumentos que servem para dizer mal de qualquer evento do género que se faça em Portugal: Hergé, Kirby e Tezuka nunca foram a este evento, o sítio fica longe da minha casa, não consta que tenha o meu autor favorito, etc.

Na esperança de encontrar argumentos só para este evento em particular, fui ao sítio d@ Comic Con Portugal na Internet. Apesar da pouca informação, encontrei um argumento que vale para a crónica de hoje.

Estive a decifrar as “FAQs” (o sítio da internet utiliza de vez em quando umas expressões estrangeiras para lhe dar estilo). Há FAQs que convém não esquecer antes de saír de casa. Por exemplo: “Embora seja aceite que fotógrafos fotografem os participantes e outras situações da convenção, caso a fotografia se torne ofensiva ou de natureza sexual, o fotógrafo ficará sujeito à política de assédio”. Útil e informativo, não é?

Descansem os leitores, que não vamos para matérias tão problemáticas. Na parte que hoje interessa, diz-se o seguinte:

OS CONVIDADOS COBRAM PELO AUTÓGRAFO?
A maioria dos convidados terá um custo por cada autógrafo.

OS CRIADORES DE BANDA DESENHADA COBRAM PELO AUTÓGRAFO?
A maioria dos Profissionais de Banda Desenhada não cobram para autografar. No entanto, existe a possibilidade de alguns convidados cobrarem um custo por autógrafo.

Começo a gostar deste Comic Con! Quase tenho pena de dizer mal! Não é todos os dias que uma organização tem a frontalidade de assumir uma diferença entre os Convidados (a.k.a. guests) e essa malta de segunda categoria que são… os criadores ou profissionais de banda desenhada.

E qual é um dos critérios que permite diferenciar estas duas espécies? Enquanto que a maioria dos convidados “terá um custo por cada autógrafo”, a maioria dos criadores ou profissionais de banda desenhada “não cobram para autografar”. Só falta dizer que essa estranha gente da BD até poderá considerar que o autógrafo é uma oferta para o leitor que lhe compra o livro!

Isto coloca-me uma verdadeira dúvida existencial: será que naquele evento singular, eu, leitor que comprou um livro de um autor de banda desenhada, posso levar esse livro para que o autor faça uma dedicatória?

As FAQs parecem claras neste ponto: “É permitido trazer artigos para autografar.”

Respiro de alívio, ainda que os convidados tenham um regime muito flexível neste ponto: “cabe ao convidado aceitar ou recusar assinar esse mesmo artigo. Os convidados poderão recusar assinar qualquer material ou artigo que não esteja relacionado à sua carreira.” Dito de outro modo (em linguagem FAQs), o convidado tem um custo, mas não tem uma obrigação.

Fica por esclarecer se um criador ou profissional de BD tem a mesma margem de liberdade.

Tags from the story
,
Written By
More from Pedro Mota

O prémio do Cabetula

Em Angola, no passado dia 10 de Novembro, o Núcleo de Jovens...
Read More

13 Comments

  • Então, assim vou pedir factura/recibo com numero de contribuinte a quem pedir dinheiro por um autógrafo. E se houver recusa, posso accionar os mecanismos legais à minha disposição. Certo? :D

  • Para além da questão das facturas, que é relevante (a maioria dos convidados não declara os seus rendimentos?) está em causa a diferença entre autógrafo e “comission”. Tratando-se de um artigo que estou a comprar (e não de um autógrafo que me é oferecido), posso exigir a troca se o autógrafo não me agradar?
    Importa sublinhar que a legislação portuguesa é um bocadinho diferente da norte-americana. Como a cultura.

  • Os artistas não declaram os rendimentos? Mau. Vou dar em artista. :) Ainda bem que falaram no assunto, uma vez que se trata de uma ComicCon feita à semelhança de outras (o que é novo cá) muitas pessoas podem não estar a par de como funciona. As ComicCons à semelhança de outros eventos particulares tem de realizar dinheiro, e não podemos estar à espera que sejam os patrocinadores a dar tudo, temos que ser nós que lá vamos a “arrotar com o carcanhol”. O que temo, é que muitas pessoas nem vão consultar o site e acabem por “cair lá de pára-quedas”, o que irá posteriormente traduzir-se numa chuva de criticas pouco simpáticas e pouco fundamentadas.

    • Mas tu tens dúvidas de que isso vai acontecer? Eu estou à espera para ver aqueles que andavam a chorar por uma Comic Con saírem de lá todos frustrados por não terem o desenhistas a desenharem de borla como é hábito…

  • nao entendi muito bem…. existe alguma comic con no mundo que nao seja assim? o pouco conhecimento que eu tenho é que em qualquer comic con no mundo é assim que funciona. nao sei porque a comic con portugal é má por ter praticas iguais a todas…..

    • Eu não vi lá escrito na crónica do Pedro Mota que a Comic Con era má. Quanto ao facto de se pagar tudo desde entradas a autógrafos e fotos, sim, é usual acontecer isso nas Comic Cons. Eu tinha mencionado anteriormente num artigo que uma Comic Con saí cara, e não estava só a falar de entradas e deslocações, embora neste momento só se saiba os preços da entrada…..

  • Não podemos esquecer que há gente que não acompanha este mundo da BD com tanto empenho e paixão como nós, e alguns não estão a par das especificidades destes eventos. Há quem pense “olha, uma cena de BD, bora lá ver”, pensando que possa ser algo tipo Amadora ou Beja, e ao chegar lá, e encarar-se com um evento onde tudo é pago ( e bem pago), possa ter uma reacção menos favorável. Acho que nos cabe a nós, que conhecemos “a cena”, o papel de esclarecer algumas almas mais desatentas que possam querer ir assim sem mais nem menos…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *