Sessões Autógrafos e Oficina de Mangá com Yoshiyasu Tamura no Amadora BD 2013

É hoje, ás 21:30, que abre as portas o 24º Amadora BD 2013, que tem menos autores estrangeiros presentes para sessões de autógrafos do que é habitual, contudo a nível de exposições apresenta um selecção bem ecléctica com trabalhos provenientes dos mais diversos mercados. A nível de exposições é realmente um festival internacional.

Para os fãs de  BD norte-americana, em particular para os fãs do Super-Homem, existe um exposição comemorativa do seu 75º aniversário que apresenta originais de alguns dos autores que contribuíram para a o sucesso desse ícone da BD mundial.

Para os fãs de BD franco-belga existe a exposição comemorativa do 75º aniversário de Spirou, com originais de dois dos mais conceituados autores franco-belgas: Jijé e Franquin.

Para os apreciadores de BD mais alternativa, vem do Brasil a colectiva “Seis Esquinas de Inquietação”.

A BD portuguesa tem destaque com exposições dedicadas a Ricardo Cabral, David Soares e Fernando Relvas, entre outros. A grande surpresa é a presença de uma exposição “vinda” do Japão, que faz com que exista trabalho de um autor de mangá em exposição no Festival.

Yoshiyasu Tamura, pode não ser um dos mais populares autores japoneses, mas já tem uma carreira longa, quer como autor de mangá como de ilustrador.

Yoshiyasu Tamura (Nakanojo, Japão, 1977) é um artista muito versátil que não se cinge apenas ao universo mangá. Em 2000 licenciou-se na Universidade de Belas Artes de Gunma. Em 2003 publica na revista Jump o álbum de mangá Fudegami. A sua estreia profissional faz-se na revista Jump, editada pela Shueisha no Japão.

Apesar de ser, maioritariamente, conhecido como artista de mangá trabalha, desde 2008, no âmbito da ilustração e da pintura. Em 2010, é convidado como conferencista na Souzou Gakuen University. Desde então, tem participado em conferências internacionais como especialista e professor de mangá. Expôs, entre outras, na Zona Maco International Contemporary Art Fair, na Cidade do México, na Hidari Zingaro, em Tóquio, e na Scope Basel 2012,na Suíça.

Yoshiyasu Tamura vai estar presente no Amadora BD nos dias 9 e 10 para orientar uma Oficina de Mangá e participar em sessões de autógrafos. A Oficina de Mangá está marcada para dia 10, das 15 ás 19 horas nos Recreios da Amadora.

A arte que ilustra este artigo é da autoria de Yoshiyasu Tamura, contudo pode não ser a que vai estar em exposição, são só algumas imagens de trabalhos do autor que estão disponíveis online. Contudo, permitem ver o seu estilo de desenho quer ao nível de mangá quer ao nível de ilustração.

Autor, editor, procrastinador profissional e irresponsável mor.

2 Comments

Deixar uma resposta

Show Buttons
Hide Buttons