Ricardo Venâncio na Tertúlia BD de Lisboa em Fevereiro

O convidado especial da Tertúlia BD de Lisboa, em Fevereiro de 2015, é Ricardo Venâncio, um ilustrador de Lisboa que cresceu nos anos 80, no meio de edições brasileiras de BD de super-heróis, Príncipe Valente, desenhos animados aos Sábados de manhã e todo o tipo de fantasia a que pudesse ter acesso.

Apesar do desenho não ter sido o seu hobby principal durante a infância, havia sempre um lápis e papel por perto, nem que fosse para criar uma aventura da sua versão do Batman ou dos X-Men. A educação formal em Artes veio no Ensino Secundário, ingressando na Escola António Arroio, onde fez o Curso Geral de Artes. Em 1997/98, frequentou o Curso de Ilustração do CITEN na Fundação Gulbenkian e um ano depois foi admitido no estúdio franco-belga NeuroPlanet, onde teve formação e trabalhou como storyboarder para animação.

ricardo-venancio-368-2-1-blogEm 2004, Ricardo ingressou no mercado da ilustração comercial, trabalhando para clientes como Jornal de Notícias, Jornal i, Expresso, Visão, Men’s Health, Penthouse Portugal, Porto Editora, Guerra e Paz, etc.

Em 2006, foi convidado pela banda Blasted Mechanism a criar o visual do álbum Sound In Light, incluindo os fatos de palco, capa do CD e production design de um dos vídeos promocionais.

Em 2009, publicou Defier pela editora El Pep, em 2010 participou na publicação colectiva The Lisbon Studio MAG nº1, em 2011 desenhou a segunda parte do livro La Centurie des Convertis, da editora francesa Fauvard Editions (com cores do também português Manuel Morgado), e mais recentemente, teve histórias publicadas nas colectâneas Zona Desenha, KaBOOMbox, do grupo Brand New Nostalgia, Apocalypse Tarot e Racconti Indiani da editora italiana Passenger Press, e Crumbs da editora Kingpin Books.

ricardo-venancio-368-3---blogEm 2013, juntamente, com o colega Jorge Coelho, Ricardo participou também na ilustração da colectânea da série de filmes Zatoichi, the Blind Swordsman, da Criterion Collection.

Entre 2005 e 2007, fez parte do estúdio da Bica, ao lado de João Lemos, Nuno Plati e Ricardo Tércio. Entre 2007 e 2011, integrou o colectivo do The Lisbon Studio.

ricardo-venancio-368-4---blog
Actualmente, Ricardo trabalha maioritariamente como storyboarder para publicidade e professor de Desenho e Storyboard na Etic, enquanto prepara o seu contínuo “work in progress”, um webcomic autoral chamado Hanuram, the Golden.

Em Fevereiro, prepara-se também para colorir a mini-série The Ludocrats, escrita por Kieron Gillen e Jim Rossignol, e desenhada por David Lafuente, para a Image Comics.

Informações adicionais sobre o autor podem ser encontradas no blogue 2 de Paus e na página de Facebook Ricado Venâncio Arte.

O 368º encontro da Tertúlia BD de Lisboa realiza-se no próximo dia 3 de Fevereiro de 2015, a partir das 20 horas na Casa do Alentejo, Rua Portas de Santo Antão, nº 58 em Lisboa.

Written By
More from aCalopsia

Harley Quinn: Miúdas Sem Regras

Miúdas Sem Regras é o segundo da colecção Harley Quinn publicada pela...
Read More

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *