Reviravolta, de Alberto Pessoa e Alexandre Câmara

Reviravolta

O Livro de cordel- Reviravolta já tinha sido publicado on-line anteriormente na secção Álbuns H-alt. Trata-se um livro de verso e ilustração sobre o riquíssimo folclore nordestino brasileiro. Alberto Pessoa lançou mais um notável trabalho em parceria com Alexandre Câmara. Graças a uma parceria entre a editora brasileira Marca da Fantasia e a H-alt e surgiu uma edição impressa limitada que vai estar à venda em Portugal e no Brasil.

A cultura popular sempre teve um carácter mais independente que comercial, não necessariamente por escolha dos criadores, mas, principalmente, pela indigência de nossas instituições públicas e do meio empresarial. Isso, de certo modo, não é totalmente negativo. Com a necessidade de fazer acontecer por suas próprias mãos os artistas podem experimentar toda a liberdade criativa sem as amarras do mercado nem as censuras oficiais.

No campo editorial essa realidade é premente. Poetas, romancistas, artistas gráficos, quantos têm oportunidade de expor sua produção pelas vias formais? Foi aprendendo a fazer seus pequenos folhetos que os poetas populares criaram o cordel e encheram as feiras com lirismo, aventura, romance e notícias. Os artistas gráficos viram no cordel o principal suporte para as xilogravuras, que nele se tornaram marca indissociável.

Com os autores de BD aconteceu o mesmo. Afastados do mercado hoje chamado de mainstream, encontraram nos fanzines e publicações alternativas a possibilidade de dar vazão a suas histórias fantásticas bem como a visão crítica da sociedade. E o que temos hoje é uma realidade em que o que há de mais criativo e surpreendente vem justamente da produção independente por meio de autoedição e financiamento coletivo.

Com Reviravolta!, Alexandre Câmara, em um pujante texto poético inspirado no imaginário popular nordestino, associa-se a Alberto Pessoa, exímio ilustrador e autor de BD para apresentar um álbum espetacular, com imagens impactantes e expressivas. Sim, todos os adjetivos são inevitáveis.

Na verdade, não se trata de um álbum de banda desenhada, mas de uma linguagem híbrida que associa o melhor do cordel com a excelência da arte gráfica. Está aí um campo criativo que merece mais investimento dos nossos artistas textuais e gráficos, a comunhão dessas duas linguagens que não raro andam apartadas da nossa cultura popular. A obra de Alexandre Câmara e Alberto Pessoa serve de alento e inspiração.

É possível adquirir a edição impressa pela internet aqui na página da revista H-alt. Quem desejar visualizar a versão on-line pode ler Reviravolta no Calameo.

Na livraria Leituria em Lisboa, na Estefânia também existe a possibilidade de comprar exemplares.

ReviravoltaReviravoltaReviravolta

Written By
More from aCalopsia

Outcast Volume 3: Uma Pequena Luz

Toda a vida, Kyle Barnes foi perseguido por influências demoníacas, e, para...
Read More

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *