Retrospetiva de Edgar Pêra em Torres Vedras

Posted by

Torres Vedras acolhe uma mostra retrospectiva da obra do realizador e video-artista Edgar Pêra, de 21 de janeiro a 4 de março, na galeria Paços – Galeria Municipal de Torres Vedras.

Pequena mas abrangente retrospetiva de Edgar Pêra

Em exposição estão alguns dos elementos que caracterizam a obra de Pêra, com curtas-metragens experimentais, fotografias de cena e repérage, material bibliográfico, artigos para jornais, cadernos de notas, cartazes e banda desenhada.

Crónicas sobre comics e cinema para o jornal O Independente
Edgar Pêra
Pranchas de Edgar Pêra

Para além da obra cinematográfica experimental deste video-artista, a exposição foca as suas influências destacando os comics como uma das suas grandes fontes de inspiração. Os visitantes podem encontrar expostos obras clássicas como Fourth World de Jack Kirby, artigos onde Pêra discute o seu fascínio pelos X-Men na época de Chris Claremont, e pranchas originais do autor.

Edgar Pêra, visão única no panorama cultural português

Edgar Pêra
Fotograma de vídeo experimental.

O caráter fortemente experimentalista da obra de Pêra torna-a algo incómoda e incompreendida no panorama artístico nacional. A sua estética não segue as convenções académicas ou de gosto estabelecido. Pêra mistura múltiplas influências da história do cinema, cultura popular e cyberpunk em extraordinários registos visuais. Como observa o curador António Preto na folha de exposição,

“Trata-se, de facto, de uma obra que conjuga uma apropriação irónica do imaginário fantástico com estratégias do cinema de animação e efeitos especiais dos primórdios do cinematógrafo, num ritmo de montagem soviético, quase sempre embrulhado numa estética de série b.

Subvertendo códigos da narrativa clássica e valores plásticos consensuais, mostrando-se mais interessado num cinema de sensações do que de emoções, desmontando estereótipos para pôr em causa noções como a realidade e o realismo, o seu trabalho nunca deixou, porém, de se centrar nos dilemas da atualidade.”

Edgar Pêra
Fotograma de Delírio em Las Vedras

Esta exposição foi possibilitada por uma parceria entre o município de Torres Vedras e a Fundação de Serralves. A retrospetiva incluiu um ciclo de cinema e a estreia do novo filme de Pêra, Delírio em Las Vedras, um documentário experimental sobre o carnaval de Torres Vedras.

Deixar uma resposta