Redescobrir a revista Visão

A associação Chili Com Carne faz regressar ao público português uma publicação clássica e rara, marco histórico na banda desenhada portuguesa. Revisão recorda o papel da extinta revista Visão.

No ambiente libertário que se vivia no Portugal dos anos 70, após a revolução dos cravos, a revista Visão desbravava novos caminhos para a banda desenhada portuguesa. Editada por Vítor Mesquita, trilhava vertentes entre a intervenção política e o experimentalismo gráfico.

Na comemoração dos 40 anos sobre a sua edição, a Chili Com Carne volta a mostrar ao público de banda desenhada o que foi a banda desenhada destes tempos.

Da Visão ao panorama da BD nos anos 70

O foco principal está na revista Visão, mas também inclui material de outros fanzines da época. Deixando de fora alguns autores de charneira, como Vitor Mesquita e Fernando Relvas, reedita nomes esquecidos da continuidade histórica da BD portuguesa como  António Pilar, Bruno Scoriels, Carlos Barradas, Carlos “Zíngaro”, Fernando Relvas, Gracinda, Isabel Lobinho, J.L. Duarte, João Manuel Barroso, Nuno Amorim, Paralta & Zé Baganha, Pedro Massano, Pedro Potier, Tito, Zé Paulo, Zepe e ainda António Pinho, Carlos Soares, Jorge Lima Barreto e Mário-Henrique Leiria.

Esta edição não agrega os números da revista Visão, centrando-se na organização das pranchas reeditadas em história completa. Mais do que um fac-simile, é uma reedição crítica que reaviva a memória histórica.

Tags from the story
,
Written By
More from Artur Coelho

SINtra, de Tiago Cruz e Inês Garcia

Sob a cobertura da noite, seres amaldiçoados percorrem o arvoredo em busca...
Read More

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *