Programação do XI Festival Internacional de BD de Beja

Na sexta-feira, dia 29 de Maio, inicia-se o XI Festival Internacional de BD de Beja. Às 21 horas na entrada da Casa da Cultura será a inauguração e abertura das exposições. Assim como a abertura do Mercado do Livro, Mercado Geek e da Tenda de Modelismo, onde estará presente uma exposição de modelos e diaporamas, para além de modelismo ao vivo.

Das 21h15 até às 3h00 estará em funcionamento a Tasquinha da BD, com refeições e petiscos. Comida típica e vegetariana.

Às 21h30 será a Abertura das exposições no Museu Regional de Beja, Teatro Municipal Pax Julia, Núcleo Expositivo do Museu Regional de Beja – Rua Dos Infantes, locais que estarão abertos até às 23 horas. No sábado e domingo estes núcleos do festival vão estar abertos das 10 horas até 18 horas.

Dia 30 De Maio, Sábado

Bedeteca de Beja (1º Andar da Casa da Cultura)

11h00: Dois Dedos de Conversa – Celebração dos 400 Anos da publicação da “Peregrinação”, de Fernão Mendes Pinto com José Ruy (autor da banda desenhada “Fernão Mendes Pinto e a sua Peregrinação”) e com Cristina Gouveia.

11h30: Dois Dedos de Conversa – “Tintin na Roménia”, com Dodo Nita e Pedro Mota.

Das 12h00 às 12h30: Dois Dedos de Conversa – Ted Benoit com João Miguel Lameiras.

14h00: Apresentação do livro “Volta: O Segredo do Vale Das Sombras” (Polvo), de André Oliveira (argumento) e André Caetano (desenho), com os autores.

14h15: Lançamento dos livros “Mezcal, Muerte Y Calaveras” (El Pep), de Ricardo Reis, e “Nervoso” (El Pep), de Ricardo Tércio, com os autores e com o editor Pepedelrey.

14h30: Lançamento do livro “Gentleman” nº1 de 4 (Ave Rara), de André Oliveira (argumento) e Ricardo Reis (desenho), com os autores.

14H45: Dois Dedos de Conversa – Marcello Quintanilha com Jorge Machado-Dias.

15h15: Apresentação do livro “Zombie” (Mundo Fantasma), de Marco Mendes, com o autor e com o editor Júlio Moreira.

15H30: Lançamento do livro “Balcão Trauma”, Vol. 2 (Insónia), de Álvaro Santos, com o autor e com Pedro Mota.

15H45: Lançamento do livro “Living Will” n.º 4 (Ave Rara), de André Oliveira (argumento) e Pedro Serpa (desenho), com os autores e com Gabriel Martins.

16h00: Lançamento do livro “Ave Rara” (Insónia), de Pedro Mota, com o autor e com o editor Álvaro Santos.

16h15: Lançamento dos livros “QCDI # 3000” (Chili Com Carne), de André Pereira, Astromanta, Hetamoé e Mao, e “Maga” (Chili Com Carne / Clube do Inferno), dirigido por João Machado, com os autores e com o editor Marcos Farrajota.

16H30: Dois Dedos de Conversa – Stanislas com Pedro Mota.

17h00: Lançamento do fanzine “Efeméride – Heróis de Bd no Século XXI” nº6, parte 3 de 4 (Geraldes Lino), com os autores e com o editor Geraldes Lino.

17h15: Apresentação do livro “O Espirro do Dragão” (Kingpin Books), de Aida Teixeira (argumento), Carlos Rocha (desenho) e Rá Taniças (cor), com os autores e com o editor Mário Freitas.

17h30: Lançamento dos livros “Tony Chu: Detective Canibal Vol. 2: Sabor Internacional”, (GFloy), e “Wolverine: Origem 1” (GFloy). Apresentação dos planos editoriais da GFloy para o segundo semestre de 2015 e primeiro semestre de 2016, com o editor José de Freitas.

17h45: Apresentação dos livros “Casulo – Curtas De Bd De André Oliveira Com Vários Artistas” (Kingpin Books), de André Oliveira, e “Solomon: Deluxe Edition”, de Carlos Pedro, com os autores e com o editor Mário Freitas.

Das 18h00 às 18h15: Lançamento do livro “1000 Tormentas” (Kingpin Books), de Tony Sandoval, com o editor Mário Freitas.

DIA 31 DE MAIO, DOMINGO

BEDETECA DE BEJA (1º ANDAR DA CASA DA CULTURA)

14h00: Dois Dedos de Conversa – Luís Louro com Diogo Carvalho.

14h30: Dois Dedos de Conversa – Carlos Baptista Mendes com Cristina Gouveia.

15h00: Apresentação dos nomeados para os Troféus Central Comics, com Hugo Jesus.

15h15: Dois Dedos de Conversa – Spacca com Jorge Machado-Dias.

15h45: Apresentação do livro “Terrea”, de Ricardo Cabral, com o autor e com Pedro Moura.

16h00: Dois Dedos de Conversa – “A Polónia em Vinhetas”, com Jakub Jankowski e Pawel Timofiejuk.

16h15: Apresentação da revista “Altar Mutante”, com Kike Benlloch.

16h30: Dois Dedos de Conversa – “Duas ou Três Coisas Sobre a BD na Roménia”, com Dodo Nita e Pedro Mota.

16h45: Apresentação do livro “Steampunk Originals” Vol. 7 (Arcana Comics), com Diogo Carvalho.

17h00: Apresentação da loja online “Comicheart”, com Diogo Campos e Bruno Caetano.

17h15: Lançamento do livro “Tungsténio” (Polvo), de Marcello Quintanilha, com o autor e com editor Rui Brito.

17h30: Dois Dedos de Conversa – Sérgio Chaves (Café Espacial) com Jorge Machado-Dias.

Das 18h00 às 18h15: Apresentação do livro “Fame: Seth Macfarlane” (Bluewater Productions), de Gabriel Evangelista, com o artista.

Das 21h00 às 21h30: Dois Dedos de Conversa – Yslaire com João Miguel Lameiras.
Das 21h30 às 21h45: Entrega do Prémio Geraldes Lino 2015 a André Pacheco, e lançamento do livro “Purgatório”, Colecção Toupeira n.º 8 (Bedeteca de Beja), de André Pacheco, com o autor, Geraldes Lino e Paulo Monteiro.

MERCADO DO LIVRO

O Mercado do livro do XI Festival Internacional de BD de Beja irá contar com a presença de 6 lojas: Dr. Kartoon, El Pep Store, Invicta Indie Arts, Kingpin Books, Mundo Fantasma e O Lobo Mau.

No poderão ser encontradas obras de mais de 60 editores: A. M. Pereira, Âncora, Arcádia, Arcana Comics, Arga Warga, Asa, Assírio & Alvim, Associação Tentáculo, Ave Rara, Bedeteca de Beja, Bertrand, Bizâncio, Café Espacial, Campo das Letras, Chiado Editora, Chili Com Carne, Clube do Inferno, Contraponto, D. Quixote, Devir, Edições Dr Makete, Edimpresas, El Pep, Época de Ouro, Extractus, Fanzines e Martelos, G. Floy, Gailivro, Girassol, Goody, Gradiva, Grafitexto.pt, Grupo Entropia, Imprensa Canalha, Insónia, Kalandraka, Kingpin Books, LAB-ACM IPBeja, Libimpress, Luminus Box, Mercado de Letras, MMMNNNRRRG, Mundo Fantasma, Mythos, NCreatures, Opuntia Books, Panini, pedranocharco, Plana Press, Planeta Tangerina, Polvo, Presença, Prime Books, Qual Albatroz, Tinta-da-China, Tugaland, Verbo, Zona.

Está também prevista a presença de outros editores como: André Pacheco, Andreia Rechena, Xavier Almeida e Bernardo Fachada, Geraldes Lino, Mário José Teixeira, Sama e Véte.

Lançamentos e novidades
Para além das sessões de lançamento e novidades que serão apresentadas no 1º andar da Casa da Cultura irão decorrer só no Mercado do Livro os seguintes eventos:

  • Lançamento de “Psicopatos” (Arcádia), de Miguel Montenegro. Sessão de autógrafos em horário a indicar, com Miguel Montenegro.
  • Lançamento do livro “A Entrevista”, de Sama (edição do autor). Sessão de autógrafos em horário a indicar, com Sama.
  • Lançamento do “BDJornaleco” n.º 7 (Pedranocharco), sobre Spacca.
  • Relançamento: ”As Aventuras De Paio Peres”, Vol. 1 e 2 (Pedranocharco), de Jorge Machado-Dias (argumento) e Victor Borges (desenho).
  • “Violência Electro-Doméstica”, de Xavier Almeida e Bernardo Fachada (edição dos autores, manufacturada em gravura de linóleo). Sessão de autógrafos em horário a indicar, com Xavier Almeida.

MERCADO GEEK

Um espaço para o qual estão neste momento anunciadas três tendas:

  • Tenda d’O Lobo Mau – Action Figures / Coleccionáveis / Cosplay / Estátuas / Utilidades
  • Tenda Fernando Lopes – Recuperação e restauro de livros antigos / Livros antigos e de colecção / Livros do autor.
  • Tenda Autores – Arte Original / Giclées / Prints / Serigrafias / Pintura

Sessões de autógrafos

MERCADO DO LIVRO
Sessão de autógrafos com os autores dos lançamentos e apresentações: Álvaro Santos, Carlos Pedro, Diogo Carvalho, João Amaral, José Ruy, Marco Mendes, Miguel Montenegro, Pedro Mota, Pedro Serpa, Ricardo Cabral, Ricardo Tércio, Ricardo Reis, Sama e Xavier Almeida.

ARCADAS EXTERIORES DA CASA DA CULTURA

Sessão de autógrafos com os autores das exposições: André Oliveira e André Caetano, André Pacheco, André Pereira, Carlos Baptista Mendes, Aida Teixeira, Carlos Rocha, e Rá Taniças, Luís Louro, Manuel Morgado, Marcello Quintanilha, Sérgio Chaves, Spacca, Stanislas, Ted Benoit e Yslaire.

Em ambos os casos os autores permanecerão nos espaços dedicados aos autógrafos sempre que desejarem, antes ou depois do horário indicado.

Written By
More from Bruno Campos

Sérgio Godinho vira herói de BD em O Elixir da Eterna Juventude

O jornal Público estreia-se na co-edição de BD inédita de autores portugueses...
Read More

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *