Programa do AmadoraBD 2015

Após já terem sido reveladas algumas das exposições que vão estar em destaque no AmadoraBD 2015, a 26ª edição do festival internacional de banda desenhada da Amadora, ficam aqui a lista detalhade das exposições no núcleo central, na cidade da Amadora e arredores.

Núcleo Central Programação

23 de Outubro a 9 de Novembro
Rua Luís Vaz de Camões
De domingo a quinta das 10h00–20h00, sexta e sábado das 10h00-23h00`
Programa_20151014_SPREADS-2

Piso 0

A Criança na BD

Exposição Central

O tema do Amadora BD 2015 comemora o centenário das personagens infantis Quim e Manecas, da autoria de Stuart Carvalhais, cujas aventuras, publicadas em O Século Cómico, são consideradas a vanguarda europeia da 9ª Arte da época. Com este mote, a exposição central reflete sobre a forma como a Criança tem sido representada na BD ao longo dos tempos

Os Quadrinhos da Fundação Casa Grande

Exposição que representa a brasileira “Fundação Casa Grande – Memorial do Homem Kariri” através de histórias em quadrinhos (HQ=BD) de dois dos seus membros – Filipe Silva e Tainara Meneses.

Jim del Monaco: O Cemitério dos Elefantes de Luís Louro e António Simões

A série Jim del Monaco surgiu na secção Tablóide do Sábado Popular, parte do desaparecido Diário Popular, a 12 de Outubro de 1985.  Pouco tempo depois, surgiria já na revista O Mosquito, tornando-se um dos raros casos de herói de sucesso das últimas décadas na BD portuguesa. Esta é uma edição especial, com histórias inéditas, recheada de extras e de participações inesperadas, realizada para comemorar o 30.º aniversário desta genial série portuguesa, da autoria de Luís Louro e António Simões. Jim del Monaco regressa envolvido em novas aventuras, enfrentando zombies excitados, sendo perseguido por amazonas a precisar de dieta, descobrindo a última morada dos elefantes e interferindo com o programa espacial soviético.

Piso -1

O Pugilista de Reinhard Kleist

“Um retrato poderoso do pugilista profissional Harry Haft” Polónia, 1941.

Harry Haft, com dezasseis anos de idade, é enviado para Auschwitz. Forçado a lutar contra outros reclusos, para diversão dos oficiais das SS, Haft mostra extraordinária força e coragem e determina- ção para sobreviver. À medida que o Exército Soviético avança em abril de 1945, ele faz uma ousada fuga da marcha da morte. Após a guerra, tendo escapado aos Nazis, Haft faz de novo bom uso da sua força, iniciando uma carreira de lutador profissional nos E.U.A.. O livro foi lançado na Alemanha em 2012 e foi traduzido em italiano, inglês, búlgaro, francês, checo, sérvio, esespanhol e macedónio. A edição portuguesa, da responsabilidade da Polvo será lançada durante o AmadoraBD

Zona de Desconforto

Exposição alusiva ao vencedor do Melhor Álbum Português de 2014, publicado pela Chili com Carne e que apresenta trabalhos de Daniel Lopes, Júlia Tovar, Ondina Pires, Francisco Sousa Lobo, Tiago Baptista, Christina Casnelie, José Smith Vargas, Amanda Baeza, André Coelho, David Campos.

Pedro Massano

Vencedor do prémio de melhor desenho pelo álbum A BATALHA, 14 DE AGOSTO DE 1385, editado pela Gradiva.

André Oliveira

Autor premiado com o prémio de Melhor Argumento para Álbum Português com HAWK, publicado pela Kingpin Books, ilustrado por Osvaldo Medina e ilustrado por Inês Falcão Ferreira.

No Presépio

Da autoria de José Pinto Carneiro (argumento) e Álvaro (desenho) No Presépio foi o vencedor do prémio de  Melhor Álbum de Tiras Humorísticas.

Lôá Perdida No Paraíso

Prémio de Melhor Álbum de Ilustração Infantil, uma edição Tinta-da-China com texto de Dulce Maria Cardoso e ilustrado por Vera Tavares (ilustração)

Tony Sandoval

Vencedor do prémio de Melhor Álbum de Autor Estrangeiro com AS SERPENTES DE ÁGUA, editado pela Kingpin Books.

Ano Editorial Português 2014-2015

Uma selecção das obras editadas em Portugal entre 2014 e 2015.

30 anos da Tertúlia de BD de Lisboa

Uma celebração do 30.º aniversário da Tertúlia BD de Lisboa que desde Junho de 1985 junta aqueles que têm um enorme carinho pela banda desenhada, para trocarem gostos, opiniões e interesses sobre a nona arte. A exposição procura homenagear não só todos os que passaram pela Tertúlia de BD de Lisboa como o legado que ao longo de anos criaram.

Projecto Escolhe Viver Não Pises o Risco

Escolhe Viver é um projeto de iniciativa da AbbVie desenvolvido em parceria com a Câmara Municipal da Amadora. Tem como objetivo fomentar a literacia da saúde, através do envolvimento das escolas do concelho da Amadora em sessões para a educação e discussão dos comportamentos de risco. Numa segunda fase desta iniciativa, os participantes foram convidados a aplicar os conhecimentos adquiridos nas sessões, que contaram com a presen- ça de Laurinda Alves e de Johnson Semedo. Sob o tema Tu fazes a tua história, os jovens foram incentivados a criar e desenvolver uma banda desenhada que entraria a concurso. Aqui são apresentados os trabalhos vencedores, distinguidos e premiados em três categorias – 2º e 3º ciclos e secundário.

O festival pela Cidade

Bedeteca da Amadora

Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos — Galeria Piso 2

Av. Conde Castro Guimarães nº 6 (Venteira) Telf: 214 369 054

seg 10h00–18h00 ter a sex 10h00–19h00 sáb 10h00–18h00

De10 Outbro a 8 de Novembro

  • Putain de Guerre! A Guerra das Trincheiras
  • Quim e Manecas vão à Guerra

Casa Aprígio Gomes — Galeria Artur Bual

Rua Luís de Camões nº 2 Venteira ter a dom 10h00–18h00

De 24 de Outubro a 8 de Novembro

  • Amadora Cartoon: Traços de fantasia e irreverência
  • OXI no Cartoon Grego

Recreios da Amadora

Av. Santos Mattos nº 2 Venteira t 214 369 055

  • Putain de Guerre! 24 Outubro às 21h30
  • Cerimónia de entrega dos Prémios Nacionais de Banda Desenhada 2015 com actuação de Noiserv. 31 de Outubro às 18h00.

PROGRAMAÇÃO SATÉLITE

El Cuadernista — Notas de um quotidiano entre Lisboa e Madrid

10 out — 6 nov seg a sáb 10h30–18h00 fechado 17, 19, 31 out e 7, 9 nov

Biblioteca Camões

Lgo. do Calhariz nº 17, 1º T: 218 172 360

Mostra dos cadernos de Richard Câmara dos últimos 10 anos de trabalho, vivências e viagens, entre Lisboa e Madrid. Na inauguração e encerramento os cadernos estarão em vitrinas abertas, podendo ser manuseados. Nos restantes dias cada caderno será aberto sucessivamente em páginas diferentes, transformando a mostra a cada dia. Um dos cadernos com desenhos originais feitos em Madrid foi selecionado para sorteio por rifas com um valor simbólico de 2,00€. Dia 6 de novembro às 20h00, último dia da mostra, realiza-se o sorteio.

Lisbon Calling

25 de Outubro a 8 de Novembro

Ponto das Artes –  LX  Factory

Rua Rodrigues de Faria nº 103 25 out — 8 nov 10h00–19h00

Wolverine a afiar as garras num amolador de tesouras; Charlie Brown e Snoopy na mercearia do Evaristo, do Pátio das Cantigas; os Navegadores do Padrão dos Descobrimentos, substituídos pelos principais heróis e vilões dos comics americanos. Estas são algumas das respostas dos artistas nacionais ao desafio do Embaixador dos E.U.A., Robert Sherman, para criarem imagens em que a cultura americana e a cultura portuguesa se fundissem, colocando personagens icónicas dos comics americanos, em cenários tipicamente portugueses.

BD no DN

Estação Ferroviária do Cais do Sodré

Ilustrações desenvolvidas por diversos artistas de BD para a edição especial do DN de dia 24 de outubro a propósito do Amadora BD 2015.

50 Anos de Mafalda

Junta de Freguesia de Benfica
Av. Gomes Pereira nº 17 seg a sex 9h00 – 16h00

A Turma da Mónica

Junta de Freguesia de Agualva Mira-Sintra
Rua António Nunes Sequeira nº 16 2735-054 Agualva Cacém
Telf: 219 188 540 seg, ter, qui, sex: 8h30–16h30 qua 8h30–18h00

Live Drawing de Reinhard Kleist

7 de Novembro 00h30
Musicbox
Rua Nova do Carvalho nº 24 telf 213 473 188

DJset com temas de Nick Cave e Johnny Cash

Viagem Desenhada de Ricardo Cabral

26 Setembro a 10 Janeiro / ter a sex 10h00–18h00 sáb e dom 13h00–18h00
Casa da Cerca – Centro de Arte Contemporânea
Rua da Cerca, Almada, telf: 212 724 950

Exposição restrospetiva de Ricardo Cabral em torno do tema de 2015 da Casa da Cerca – A Viagem.

Informações referentes aos lançamentos e apresentações que vão decorrer durante o festival, podem ser consultados neste artigo.

Tags from the story
,
Written By
More from Bruno Campos

Amadora BD na Intersecção da Cultura e da Politica em Portugal

É na intersecção da cultura e da política que se define o...
Read More

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *