Paul Blackthorne de Arrow na Comic Con Portugal

O segundo actor a ser anunciado para a Comic Con Portugal é Paul Blackthorne da série Arrow, exibida em Portugal na RTP1 e AXN, e que tem a particularidade ser baseada em um personagem da BD: Green Arrow (Arqueiro Verde) da DC Comics.

O actor britânico, nascido em 5 de Março de 1969, participou em filmes com Lagaan e Do (“Doidos à Solta, de Novo”, com Jim Carey e Jeff Daniels) na televisão tem participado em série como ER, 24 ou Lipstick Jungle. Foi o protagonista da adaptação dos livros de Jim Butcher, Dresden Files, ao pequeno ecrã e desde 2012 que encarna em Arrow o detective Quentin Lance, promovido recentemente ao posto de capitão.

Oliver Queen, o Arqueiro Verde – que inspira a série Arrow – foi criado por Mort Weisinger e George Papp em 1941, tendo a sua popularidade variado ao longo das décadas, sendo as histórias mais marcantes da as assinadas por Denis O’Neil e Neal Adams (num época em que fazia dupla com o Lanterna Verde), Mike Grell e mais recentemente por Jeff Lemire e Andrea Sorentino.

A personagens tem tido diversas versões, fora da BD, como nas séries de animação Super-Friends, Justice League Unlimited ou Young Justice, entre outras. O actor Justin Hartley deu vida à personagem na série de TV Smallvile (que narrava as aventuras de um jovem Super-Homem, na adolescêcia), após algumas participações esporádicas na 6ª e 7ª temporada da série, o Arqueiro foi passou a ser um personagem regular a partir da 8ª temporada até à 10ª, altura em que terminou.

Quando em 2012 Andrew Kreisberg, Greg Berlanti e Marc Guggenheim, começaram a produção de uma nova série baseada na personagem optaram na escolha de um novo actor para protagonizar as aventuras de Oliver Queen: Stephen Amell, com o objectivo de evitar qualquer ligação directa com Smallvile.

A série criou alguma celeuma  (que não impediu o sucesso) pela opção de ter um visão “realista” do mundo, inspirada pelo Batman de Chritopher Nolan, optando por não apresentar personagens com superpoderes, contudo foi progressivamente abraçando as suas raizes de BD e incluindo diversos elementos do universo da DC Comics como personagens com super-poderes, máscaras e outros detalhes. Até o próprio nome da personagem foi evoluindo, ao longo da primeiras séries o alter-ego de Oliver Queen era apelidado de “Hood” (Capuz) actualmente já foi promovido a “Arrow” (Flecha) sendo que devido aos diverso arqueiros que existem actulmente seja natural que um dia assuma o tão evitado “Green Arrow”.

O sucesso de Arrow levou o canal CW (que a transmite nos EUA) utilizá-la para lançar uma “spin-off” baseada em outra personagem da DC Comics: The Flash, protagonizada por Grant Gustin.

11364_732849260118097_5671417285339827407_n

Inspirado no personagem da DC Comics Larry Lance, o (à pouco tempo) detective Quentin Lance, protogonizado por Paul Blackthorne, é o pai de Laurel e Sarah Lance. Presente ao longo de todos os episódios da série o relacionamente do detective Lance com o protagonista foi evoluindo de antagónico para um colaboração e respeito mútuo.

A presença de Paul Blackthorne é fruto da parceria existente entre a Comic Con Portugal e a RTP1 que transmite a série em canal aberto, é uma presença que não foi fácil de assegurar em particular por a série estar em filmagens e ser necessário a autorização da produtora para os actores se ausentarem.

Paul Blackthorne vai estar presente na Comic Con Portugal nos dias 5 e 7 de Dezembro de 2014 na Exponor.

Tags from the story
, , ,
Written By
More from Bruno Campos

Sérgio Godinho vira herói de BD em O Elixir da Eterna Juventude

O jornal Público estreia-se na co-edição de BD inédita de autores portugueses...
Read More

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *