Tex: A Patagónia de Boselli e Frisenda pela Polvo

É a grande surpresa editorial do ano até ao momento, a Polvo editou Tex – Patagónia. O lançamento do livro foi no passado sábado na 2ª Mostra do Clube Tex Portugal e contou com a presença do desenhista italiano Pasquale Frisenda.

pataloniaTex Willer foi criado em 1948 epela dupla Giovanni Luigi Bonelli e Aurelio Gallepini. No começo, as histórias eram publicadas no formato de tiras com no máximo 3 quadrinhos. Cada semana era editada uma revista com com 32 páginas, que equivaliam a 32 tiras, isto implicava que cada aventura levava várias semanas para chegar ao fim. Contudo esse facto não impediu sucesso da série em Itália.

Tex que começou como sendo só mais um personagem entre tantos outros que apareciam naquela época, acabou por se tornar num sucesso estrondoso em no seu país de origem e um pouco por todo o mundo, tendo sido a base que serviu para criar a Sergio Bonelli Editore.As aventuras do personagem tem chegado a Portugal através de edições brasileiras. Patagónia marca a primeira edição portuguesa de um álbum do Tex.

Patagónia-Página 1

Nesta singular aventura, escrita de forma apaixonada por Mauro Boselli e esplendidamente desenhada por Pasquale Frisenda, Tex e o seu filho Kit Willer viajam até à Patagónia, nos confins da Argentina, ao pampa, para participarem numa missão que é, ao mesmo tempo, de resgate de prisioneiros e punitiva, na sequência de sanguinários ataques por parte dos índios. Trata-se de uma movimentada história, cheia de acção, que aborda com singular realismo o genocídio das tribos índias e onde assistimos à luta de um povo pela sua sobrevivência, à custa de muita tenacidade, determinação, heroísmo, vontade de liberdade, sacrifício, sangue e mortos.

Patalónia é ilustrada por Paquale Frisenda – um dos convidados da segunda edição da Mostra do Clube Tex Portugal – é um autor que chegou à Banda Desenhada guiado pelo destino, em passos incertos e até casuais. Depois de um curso de banda desenhada que frequentou em Milão e do contacto e troca de experiências com outros artistas do meio entra na equipa de desenhadores de “Ken Parker”.

Quando esta série é adquirida pela Sergio Bonelli Editore, está finalmente na mítica editora italiana, desenhando “Mágico Vento”, com argumento de Gianfranco Manfredi e, a partir de certa altura, compondo também as capas desta série. Desejando confrontar-se com outras atmosferas, expressa essa sua vontade a Sergio Bonelli, que o convida a desenhar um “Tex Gigante”. O autor não desperdiça a oportunidade, única e irrecusável, e com argumento de Mauro Boselli desenha “Patagónia”, em 2009, onde reflecte a sua visão do personagem. Voltará a ele mais tarde, já na série regular de “Tex”, com “Il Segreto del Giudice Bean”, novamente com argumento de Boselli.

O argumentista Mauro Boselli tem vindo a desempenhar várias profissões ao longo da vida: argumentista, redactor, tradutor, polígrafo… Trabalha há mais de trinta anos no campo da Banda Desenhada. Depois de uma experiência como assistente do criador de “Tex”, Gianluigi Bonelli, entra para a Sergio Bonelli Editore, em 1984, como redactor das revistas “Pilot” e “Orient Express”.

Apesar de embrenhado numa série de misteres relacionados com a actividade, vai escrevendo histórias, entre as quais algumas de “Zagor”, personagem de que terá a curadoria editorial durante 10 anos. 1994 marca a sua entrada no reduzidíssimo staff de “Tex”. Em 2000 cria, com Maurizio Colombo, a série de horror “Dampyr”. Até hoje, Boselli já criou mais de 30.000 páginas de Banda Desenhada para a Bonelli e recebeu vários prémios do sector. É da sua pena “Tex Willer. La storia della mia vita”, autobiografia “oficial” de “Tex”.

Patagónia---Página-2
“Patagónia” é uma edição da Polvo, com tradução de José Carlos Francisco, que assina também o texto introdutório, com228 páginas a preto e branco, no formato 18,5 x 24,5 cm, o PVP
É de 16,99 euros.

Written By
More from aCalopsia

Guerras Secretas – Parte 2 – Marvel / Salvat

A milhões de anos-luz da Terra, e forçados a combater pelo derradeiro...
Read More

2 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *