Outras Literaturas: BD e Ficção Científica em destaque na Gulbenkian.

Decorreu entre os dias quinze e dezasseis de maio na Fundação Gulbenkian um conjunto de colóquios dedicados à Banda Desenhada, Literatura Policial e Ficção Científica, como parte do programa de cultura contemporânea Próximo Futuro. Tendo como tema Outras Literaturas, trouxeram autores europeus, africanos e sul-americanos que nos vieram falar sobre o momento contemporâneo destas ficções consideradas de género face ao panorama artístico actual.

No dia quinze o painel Outras Literaturas: Banda Desenhada reuniu o sul-africano Anton Kannemeyer, o brasileiro Marcelo D’Salete e o inglês Posy Simmonds, com moderação de Pedro Moura. No dia dezasseis sucederam-se os paineis Outras Literaturas: Policial com Gonçalo Vilas-Boas, Claudia Piñeiro, Florent Couad-Zotti e Raphael Montes, e Outras Literaturas: Ficção Científica.

DSC_5759

João Barreiros, Lauren Beukes, Fátima Vieira e Fábio Fernandes.

Esta sessão reuniu o brasileiro Fábio Fernandes, o português João Barreiros e a sul africana Lauren Beukes, moderada por Fátima Vieira. Barreiros, eterno enfant terrible da literatura de FC portuguesa, dispensa apresentações com a sua longa obra dedicada ao conto, romance tradução e edição. Fernandes é escritor, docente e tradutor. Como escritora, Lauren Beukes viu o livro Zoo City distinguido com um prémio Arthur C. Clarke e foi recentemente traduzida em português com As Raparigas Cintilantes. Na vertente de argumentista de Banda Desenhada assinou para a Vertigo a graphic novel Fables: The Hidden KingdomFátima Vieira  dedica-se ao estudo e análise de utopias, campo próximo da ficção científica.

Durante três horas de debate e partilha de experiências salienta-se a informação dos livros formativos para estes autores, e o deslumbre com as ideias galopantes, intrigantes e bizarras da FC. Lauren Beukes trouxe consigo a realidade trans-nacional do mundo anglófono, tocando em aspectos importantes patentes na sua obra que envolvem o racismo, igualdade de géneros, desequilíbrios sociais gritantes, afro-futurismo e o impacto cognitivo de um presente que em muitos aspectos ultrapassa as mais bizarras especulações.

Apesar de não tocar na pertinência da Ficção Científica literária, cinematográfica e em banda desenhada para o momento contemporâneo, a partilha de experiências foi riquíssima, e as perspectivas exteriores trazidas por Beukes e Fernandes abordaram as possibilidades globais da Ficção Científica contemporânea. As sessões foram gravadas em vídeo, disponibilizado no Livestream: Ciclo Outras Literaturas.

Written By
More from Artur Coelho

Programa do Fórum Fantástico 2017

Fiéis à promessa feita na sessão de apresentação, Rogério Ribeiro e João...
Read More

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *