Osvaldo Medina na Comic Con Portugal

Osvaldo Medina
Osvaldo Medina é a mais recente confirmação da edição deste ano da Comic Con Portugal.

Osvaldo Medina nasceu em Angola, em Novembro de 1973. Chegou a Lisboa no Verão de 75. Desde cedo começa a desenhar em todo o sítio, desde mesas de restaurante aos cadernos de escola. Começou a trabalhar em 1997, como intervalador na produtora de animação Animanostra na série Patinhos, vamos dormir. Aí anima diversas curtas metragens e séries de TV em colaboração com diversos ilustradores como André Ruivo, Filipe Abranches, Afonso Cruz entre outros.

Em 2012 entrou na produtora Bang-Bang, trabalhando na série Nutriventures, como storyboarder e concept artist. Volta à Animanostra em 2015, continuando o trabalho de animador. Trabalha também como ilustrador e storyboarder freelance.

Em 2009 lançou o livro de banda desenhada Fórmula da Felicidade escrito por Nuno Duarte. Seguem-se Mucha de David Soares; Franco: Caos e Ordem escrito por Fernando Dordio e Hawk” de André Oliveira.

O álbum  Super-Pig: Roleta nipónica, com argumento de Mário Freitas, foi premiado como o PNBD de Melhor Desenho no Amadora BD. O seu primeiro álbum a solo – Kong The King – foi galardoado com o Galardão Excelência na Ilustração de BD na Comic Con  em 2016.

Kong The King” é uma interpretação muito livre do clássico que todos conhecemos. Ao contrário do original é um livro ligeiro, bem-disposto, sem finais catastróficos.

Toda a atmosfera pesada do “selvagem” retirado do seu ambiente desaparece para dar lugar há um “bom selvagem” que soluciona problemas com boa disposição e uma grande ingenuidade, ambicionando só viver em paz.Talvez por ter sido feito durante uma época complicada para o país a minha ambição como autor foi sempre de “entregar” algo que fizesse o leitor fechar o livro com um sorriso na cara.

Rápido de “ler” já que não tem uma única letra nas suas mais de 100 pranchas, foi o livro que mais gozo me deu a fazer, não só por ser só meu- ou seja toda a história estava sob meu controlo mas também pelo prazer que me deu o desenho e basicamente ter feito tudo o que me deu na “real gana”.

Actualmente Osvaldo Medina trabalha como professor nos cursos de animação e videojogos na universidade Lusófona e o seu próximo álbum, Elixir da Felicidade, será editado no próximo dia 25 de Outbro com o Jornal Público.

Osvaldo Medina vai estar presente na Comic Con Portugal de 14 a 17 de Dezembro de 2017, na Exponor em Matosinhos.

Tags from the story
, ,
Written By
More from Redacção

Cavazzano, LaFuente e Larraz na Comic Con Portugal

Giorgio Cavazzano, David LaFuente e Pepe Laraz são as mais recentes confirmações...
Read More

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *