Os vencedores dos Prémios Profissionais de Banda Desenhada 2014

Filipe Melo (com Juan Cavia e Santiago Villa), Osvaldo Medina, André Caetano, Mário Freitas, André Oliveira e Joana Afonso foram os vencedores do PPBD 2014

Decorreu ontem, 31 de Maio, no X Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja a entrega dos Prémios Profissionais de Banda Desenhada 2014 (PPBD), a cerimónia foi apresentada pelos co-organizadores Mário Freitas e Nuno Amado. Maria João Pratt e  Maria José Pereira  Maria, que também fazem parte da organização dos PPBD não poderam estar presentes.

A cerimónia de entrega dos PPBD esteve para ser realizada na Torre do Tombo à semelhança do que aconteceu no ano transacto, contudo a organização optou por realizar a cerimónia no festival de Beja por motivos de logística.

Para se realizar na Torre do Tombo – sem custos acrescidos, (na ordem de centenas de euros – a entrega dos prémios teria de ser durante o horário de funcionamento normal da instituição, algo faria com que a maioria dos interessados não pudesse comparecer por questões de horário laboral. O auditório da Torre do Tombo, que tem uma capacidade para 400 pessoas, recebeu 30 pessoas para a entrega dos PPBD 2013.

Apesar do prestígio que existe por se realizar uma cerimónia na Torre do Tombo, a organização, considerou que não se justificava realizar aí a entrega num horário em que o auditório iria ficar vazio.

 

Os vencedores do PPBD 2014 foram os seguintes:

  • Álbum do Ano: AS FANTÁSTICAS AVENTURAS DE DOG MENDONÇA E PIZZABOY: REQUIEM, de Filipe Melo, Juan Cavia e Santiago Villa (Tinta da China).
  • Argumentista do Ano: FILIPE MELO (As Fantásticas Aventuras de Dog Mendonça e Pizzaboy: Requiem, Tinta da China).
  •  Desenhador do Ano:  OSVALDO MEDINA (Super Pig: Roleta Nipónica, Kingpin Books)
  •  Colorista do Ano: ANDRÉ CAETANO, Uma Aventura Estaminal, Imprensa da Universidade de Coimbra.
  •  Legendador do Ano: MÁRIO FREITAS (Palmas Para O Esquilo, Super Pig: O Impaciente Inglês, Super Pig: Roleta Nipónica, Kingpin Books)
  •  Designer de Publicação do Ano: MÁRIO FREITAS (Palmas Para O Esquilo, Super Pig: O Impaciente Inglês, Super Pig: Roleta Nipónica, Kingpin Books)
  •  Outras Publicações: LIVING WILL, André Oliveira (arg.) e Joana Afonso (des.), Ave Rara

 

 

Joana Pires – designer de  O Desenhador Defunto e Kassumai, editados pela Chili Com Carne – recebeu uma menção honrosa, atríbuida por Mário Freitas. O ego do Kingpin não é suficientemente grande para negar factos, Joana Pires é melhor designer de publicações que Mário Freitas, tendo sido esse um ponto que o próprio fez questão de frisar. O facto de o vencedor ter sido Freitas e não Joana Pires foi apontado ao facto de a editora associação Chilli Com Carne não ter enviado PDF das publicações à organização para serem disponibilizadas ao júri.

Como a organização não tem recursos para oferecer exemplares de todas as obras aos 25 elementos do júri, são enviados ficheiros digitais para que estes possam avaliar as obras nomeadas. A editora Associação optou por não enviar um PDF das obras nomeadas nesta edição dos PPBD.

Fruto de os PPBD e os Prémios Nacionais de BD, promovidos pelo AmadoraBD, avaliarem obras publicadas em períodos distintos, Osvaldo Medina viu confirmado o Prémio de Melhor Desenho Nacional atribuído pelo AmadoraBD em 2013, enquanto Filipe Melo e Dog Mendonça vêem lançadas a suas candidaturas à edição deste ano dos referido prémios.

Filipe Melo, que recebeu o último troféu da noite – Melhor Álbum – fez questão de frisar e agradecer a colaboração dos argentinos, Juan Cavia e Santiago Villa, que foram os seu parceiros nesta aventura que se estendeu ao longo de vários anos e três álbuns.

Written By
More from Bruno Campos

Amadora BD na Intersecção da Cultura e da Politica em Portugal

É na intersecção da cultura e da política que se define o...
Read More

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *