Os Nomeados para os Prémios Profissionais de BD 2014

Realizou-se ontem, dia 12 de Abril, no Anicomics Lisboa 2014, a apresentação dos nomeados para os Prémios Profissionais de Banda Desenhada (PPBD), em que a Kingpin Books está em destaque.

Realizou-se ontem, dia 12 de Abril, no Anicomics Lisboa 2014, a apresentação dos nomeados para os Prémios Profissionais de Banda Desenhada (PPBD).

Criados com o objectivo de se integrarem a algo que se denominava Iniciativa BD 2013, os PPBD foram este ano organizados este ano por Maria José Pereira (editora de infanto-Juvenil da Verbo), Mário Miguel de Freitas (editor da Kingpin Books, autor e organizador do Anicomics), Nuno Amado (do blog Leituras de BD) e Maria João Pratt (jornalista), que substitui a também jornalista Inês Fonseca Santos. André Oliveira “um dos principais impulsionadores deste projecto”, não se manteve na organização “por razões da sua agenda profissional e pessoal, mas que continua sempre com a porta aberta”.

As obras (e autores) nomeadas para os PPBD foram seleccionadas por um júri de 25 personalidades ligadas directa (ou indirectamente) à BD, nas quais não se incluem os organizadores – que não votam nas nomeações ou vencedores, como vem indicado no regulamento. Contudo existe a ressalva que, em caso de empate, “e se assim achar conveniente, a organização dos Prémios poderá ela própria proceder a esse desempate”, como alternativa chamar novamente o jurados a votar entre obras ou autores empatados.

Os PPBD tinham como objectivo criar “uma frente abrangente de promoção e divulgação dos livros e dos autores que congregasse os principais festivais de BD e os principais locais de comercialização e pontos de venda”. Esta inciativa contou como o prometido o apoio do AniComics Lisboa e do Festival de Beja.

Os PPBD pretendiam, e pretendem, divulgação internacional das obras premiadas, que passava, em primeira instância, pela tradução e edição em inglês dessas obras e pela presença do(s) autor(es) no Festival de Angoulême, em França, em Janeiro do ano seguinte. Algo que não se verificou este ano devido à “ausência de qualquer apoio estatal”, tendo a organização deparado-se com outras portas fechadas, “como a da cadeia de lojas Fnac, que nunca se mostrou disposta a colaborar nas iniciativas propostas, e de outros locais ou pessoas que pareceram melindrados com os resultados dos prémios atribuídos”. Algo mencionado no comunicado da organização disponibilizado no blog de um dos organizadores e, que está disponível para consulta em formato pdf no site do Anicomics, assim como a lista das obras editadas em 2013 que podiam ser nomeadas, o regulamento dos PPBD e a composição do júri.

A obras que eram passíveis de serem nomeadas nesta edição dos PPBD eram “todas as primeiras edições em álbum editadas em Portugal durante o ano civil anterior”.

Como um dos critérios de nomeação era que pelo menos um dos autores deveria ter a nacionalidade portuguesa ou ser residente em Portugal, não é de estranhar que Juan Cavia e Santiago Villa (Dog Mendonça e Pizzaboy) não estejam entre os nomeados. Os PPBD à semelhança do Prémios Nacionais de BD atribuídos pelo AmadoraBD, parece não se ter ainda adaptado à realidade do século XXI em que os autores de Banda Desenhada, em particular os ilustradores, podem emigrar para outro país, desenvolvendo aí a sua profissão sem que para isso necessitem de abandonar o seu país de origem.

As categorias a concurso nos PPBD são as seguintes: Álbum do Ano, Argumentista do Ano, Desenhador do Ano, Colorista do Ano, Legendador do Ano, Designer de Publicação do Ano e Outras Publicações (que substitui a categoria Antologia do Ano). Foi suprimida este ano a categoria WebComic do Ano.

“A categoria Outras Publicações visa englobar todas as publicações que não se
enquadrem nos parâmetros definidos pela organização como “álbum de BD”, podendo assim abarcar antologias, reedições clássicas, livros de ilustração de autores de BD, diários gráficos ou publicações cujo número de páginas não atinja o limite mínimo definido (32), desde que se mantenha o critério quanto à existência de ISBN, Depósito Legal e nacionalidade dos autores.”

Os nomeados para os Prémios Profissionais de Banda Desenhada de 2014 são os seguintes:

Álbum do Ano
  • As Fantásticas Aventuras de Dog Mendonça e Pizzaboy: Requiem, de Filipe Melo e Juan Cavia (Tinta da China)
  • Palmas para o Esquilo, de David Soares e Pedro Serpa (Kingpin Books)
  • Super Pig: O Impaciente Inglês, de Mário Freitas e André Pereira (Kingpin Books)
  • Super Pig: Roleta Nipónica, de Mário Freitas e Osvaldo Medina (Kingpin Books)
Argumentista do Ano

David Soares
Palmas para O Esquilo, Kingpin Books
Filipe Melo
As Fantásticas Aventuras de Dog Mendonça e Pizzaboy: Requiem, Tinta da China
Francisco Sousa Lobo
O Desenhador Defunto, Chili Com Carne
Mário Freitas
Super Pig: O Impaciente Inglês, Super Pig: Roleta Nipónica, Kingpin Books

Desenhador do Ano

André Caetano
Uma Aventura Estaminal, Imprensa da Universidade de Coimbra
André Pereira
Super Pig: O Impaciente Inglês, Kingpin Books
Osvaldo Medina
Super Pig: Roleta Nipónica, Kingpin Books
Pedro Serpa
Palmas para O Esquilo, Kingpin Books

Legendador do Ano

André Caetano
Uma Aventura Estaminal, Imprensa da Universidade de Coimbra
Francisco Sousa Lobo
O Desenhador Defunto, Chili Com Carne
Mário Freitas
Palmas Para O Esquilo, Super Pig: O Impaciente Inglês, Super Pig: Roleta Nipónica, Kingpin Books
Pedro Semedo
Dog Mendonça e Pizza Boy 3: Requiem, Tinta da China

Colorista do Ano

André Caetano
Uma Aventura Estaminal, Imprensa da Universidade de Coimbra
Bernardo Majer
Super Pig: O Impaciente Inglês, Kingpin Books
Gisela Martins e Sara Ferreira
Super Pig: Roleta Nipónica, Kingpin Books
Pedro Serpa
Palmas para O Esquilo, Kingpin Books

Designer de Publicação do Ano

Joana Pires
O Desenhador Defunto, Kassumai, Chili Com Carne
Mackintóxico
Dead Combo Sound Files, Chiado Editora
Mário Freitas
Palmas Para O Esquilo, Super Pig: O Impaciente Inglês, Super Pig: Roleta Nipónica, Kingpin Books
Pedro Semedo
As Fantásticas Aventuras de Dog Mendonça e Pizzaboy: Requiem, Tinta da China

Outras Publicações

Comic-Transfer
Till Lassman e Ricardo Cabral (Polvo)
Diário Rasgado: Anos Dourados
Marco Mendes (Associação Turbina/Mundo Fantasma)
Living Will nº1
André Oliveira (arg.) e Joana Afonso (des.), Ave Rara
Zona Gráfica 3
Vários autores, da Associação Tentáculo

Na fase de atribuição, a decorrer até ao dia 15 de Maio de 2014, cada jurado fica incumbido de seleccionar uma obra ou autor em cada categoria.  A entrega dos Prémios será feita em dia ainda a definir, perto do final de Maio, em cerimónia protocolar a realizar no Auditório da Torre do Tombo, em Lisboa.

Written By
More from Bruno Campos

Sérgio Godinho vira herói de BD em O Elixir da Eterna Juventude

O jornal Público estreia-se na co-edição de BD inédita de autores portugueses...
Read More

3 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *