Oficina de BD com Nuno Saraiva entre Almada e Amadora

O AmadoraBD, ACASO e Casa da Cerca organizam Oficina de Banda Desenhada com Nuno Saraiva durante viagens entre Almada e a Amadora.

Até 24 de setembro estão abertas as inscrições para a Oficina de BD – O Caderno de Viagens entre Margens. Esta oficina, orientada por Nuno Saraiva, autor de BD, ilustrador e professor, é realizada numa parceria entre o Amadora BD – Festival Internacional de Banda Desenhada, a Casa da Cerca – Centro de Arte Contemporânea e a ACASO – Associação Cultural e Artística de uma Sociedade Original. Tendo como objetivo a criação de uma banda desenhada coletiva, é realizada durante seis aulas, em viagens de metro, comboio e barco entre a Casa da Cerca, em Almada e o Festival, na Amadora, nos dias 26 de setembro, 3, 10, 17, 23 e 24 de outubro.

Destinado a interessados a partir dos 16 anos, o processo de trabalho será desenvolvido em forma de diário gráfico com a linguagem BD e com lógica sequencial ficcionada. No final, serão selecionados trabalhos para gerar uma narrativa comum e o resultado será publicado num fanzine e apresentado no Amadora BD 2015.

O valor do curso é de 50€ (materiais e deslocação de comboio incluídos) e o número de vagas é limitado e implica um número mínimo de participantes.

As inscrições devem ser efetuadas através do email casadacerca@cma.m-almada.pt ou dos telefones 212724960 e 212724950, de terça a sexta.

Programa detalhado das seis sessões:

Sábado, 26 de setembro

Local: Casa da Cerca – Centro de Arte Contemporânea, Almada

Breve visita guiada à Casa da Cerca;

Apresentação dos inscritos e introdução à matéria temática;

Projeção de conteúdos já realizados no universo editorial da publicação de BD em fanzine, bem como exemplos de diários gráficos de artistas contemporâneos;

Entrega dos materiais e suportes para desenho;

Desenho panorâmico no miradouro do jardim da Casa da Cerca.

Sábado, 3 de Outubro

Ponto de encontro em Almada, na Casa da Cerca – Centro de Arte Contemporânea

Desenho à vista do exterior da entrada da Casa da Cerca;

Início do percurso em desenhos rápidos, fixados em 10 minutos no máximo, de cada ponto de paragem: escadinhas do Ginjal, passeio ribeirinho até Cacilhas, cacilheiro, do Cais do Sodré de metropolitano (linha verde) até ao Rossio, último desenho na estação de caminhos de ferro do Rossio.

Fim do percurso.

Sábado, 10 de Outubro

Ponto de encontro em Lisboa, na estação de caminhos de ferro do Rossio

Percurso desenhado dentro do comboio a partir da estação Rossio até à estação Amadora; Jardim Delfim Guimarães; percurso pedonal desde a rua Alfredo Keil até à Avenida Conde Castro Guimarães a terminar na Bedeteca da Amadora, Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos;

Breve visita guiada às instalações com paragem na Fanzineteca que acolhe um inúmero conjunto de fanzines, da coleção doada por Geraldes Lino. Desenhos no interior da Bedeteca.

Sábado, 17 de Outubro

Ponto de encontro em Lisboa, na Brasileira do Chiado

Novo percurso desenhado a partir da estação Baixa-Chiado, metropolitano (linha azul) até Alfornelos; percurso pedonal desde a Avenida Ruy Luis Gomes até ao Fórum Luís de Camões;

Visita à montagem do Amadora BD 2015 – 26º Festival Internacional de Banda Desenhada.

Sexta, 23 de Outubro

Inauguração do Amadora BD 2015 – 26º Festival Internacional de Banda Desenhada

Sábado, 24 de Outubro

Ponto de encontro na Amadora, no Fórum Luís de Camões

Reunião de todos os cadernos, reprodução fotocopiada nos serviços técnicos do Fórum; montagem da exposição em espaço reservado para o efeito inserida no próprio Festival.

São apresentados no auditório do Festival os resultados finais e a foto reportagem sobre as várias etapas do processo criativo.

Written By
More from aCalopsia

Liga da Justiça: Prego – Teoria do Caos

Por falta de um prego perdeu-se a ferradura;  por falta da ferradura...
Read More

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *