Doutor Estranho e Doutor Destino: Triunfo e Tormento

Todos os anos, no Solstício de Verão, o Dr. Destino enfrenta as forças do Mal em mais uma vã tentativa de salvar a alma da sua mãe do Inferno.

Todos os anos, no Solstício de Verão, o Dr. Destino enfrenta as forças do Mal em mais uma vã tentativa de salvar a alma da sua mãe do Inferno. Mas só quando consegue convencer o Feiticeiro Supremo, o Dr. Estranho, a ajudá-lo, terá finalmente uma hipótese de vencer. Mas antes, herói e vilão terão de viajar até aos domínios infernais de Mefisto e descobrir que o custo de salvar uma alma pode ser maior do que estão dispostos a pagar.

Publicada originalmente como uma novela gráfica em 1989, Triunfo e Tormento centra-se na descida aos infernos do Doutor Destino para libertar a alma da sua mãe do Inferno, num combate com Mefisto anualmente repetido de forma inglória, em cada noite de solstício de Verão. Uma premissa que nos remete para as lendas da Antiguidade Clássica, como os Doze Trabalhos de Hércules e, sobretudo, a ida do poeta Orfeu ao Hades para tentar salvar a sua amada Eurídice.

Mas já Gerry Conway, que por diversas vezes tinha ido beber inspiração à mitologia clássica, tinha utilizado essa premissa numa história ilustrada pelo grande Gene Colan, publicada em 1970 no nº 8 da revista Astonishing Tales e que Roger Stern soube aproveitar, criando uma continuação dessa história que nenhum autor posterior tinha explorado devidamente, em Triunfo e Tormento.

Mas além de continuar a história, Stern introduz um novo elemento na equação, Doutor Estranho, o Feiticeiro supremo. E esta presença do Doutor Estranho revela-se perfeitamente lógica, pois como refere Roger Stern, o Doutor Destino “é um génio da ciência, mas claro que não é o maior feiticeiro do mundo, pois esse título pertence ao Doutor Estranho. Por isso, se ele tem descer aos Infernos, gostaria de ter o maior de todos os feiticeiros do seu lado. Mas como Destino é demasiado orgulhoso para pedir a ajuda do Doutor Estranho, vai ter que o manipular, de modo a conseguir a sua ajuda.”

João Miguel Lameiras

 Mike Mignola Universo Marvel 12

Mike Mignola Universo Marvel 12

Mike Mignola Universo Marvel 12

Mike Mignola Universo Marvel 12

Mike Mignola Universo Marvel 12

Mike Mignola Universo Marvel 12


Mike Mignola Universo Marvel 12
Triunfo & Tormento

Guião: Roger Stern, Bill Mantlo e Gerry Conway
Desenho: Mike Mignola, Kevin Nowlan, Gene Colan Mark Badger e outros.
Colecção: Universo Marvel
Editora: Levoir
Capa: Cartonada
PVP: 8,99 €
Edição: 25/09/2014

Written By
More from aCalopsia

Revista Donald nº 2

O segundo número da revista Donald chegará às bancas amanhã, 3ªf, dia...
Read More

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *