O sado-masoquismo de Guido Crepax em Beja

Abre hoje as portas o X Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja, entre os vários motivos de interesse deste certame encontra-se a exposição dedicada a Guido Crepax.

flyercrepax_frenteAbre hoje as portas o X Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja, entre os vários motivos de interesse deste certame encontra-se a exposição dedicada a Guido Crepax.

Guido Crepax é considerado um do principais nomes da BD europeia, de temática adulta da segunda metade do século XX. Tendo nascido em Milão, em 15 de Julho de 1933, faleceu a 31 de Julho de 2003. Ficou celebrizado pela sua personagem Valentina, criada em 1965, e pelas adaptações de clássicos da literatura erótica como “A História de O” ou “Justine.
A sua obra caracterizava-se por uma “linguagem sofisticada” e um planificação cinamatográfica das pranchas.

4593587c43a5b951493b4d13b9e1a1aeA exposição que vai estar patente em Beja partiu de uma iniciativa de Manuel Espírito Santo (Invicta Indie Arts), e vai apresentar ingloba originais de váriaobrs de Guido Crepax. Os visitantes vão poder apreciar as suas criações do autor italiano como: Valentina, Anita, Bianca e Belinda, e das adaptações literárias que o autor italiano realizou, como Casanova (Andrew Miller), Dr. Jekyll & Mr. Hyde (Robert Louis Stevenson), Dracula (Bram Stoker), Emmanuelle (Emmanuelle Arsan), Frankenstein (Mary Shelley), Justine (Marquis De Sade), Murders in Rue Morgue (Edgar Allan Poe), Story of O (Pauline Reage), Story of the Eye (Georges Bataille), The Immortal Story (Karen Blixen), The Process (Kafka), The Turn of the Screw (Henry James) e Venus in Furs (Sacher Masoch). Uma seleção que deixa patenta a versatilidade de um autor geralmente conotado só com o erotismo.

A exposição dedica a Guido Crepax irá estar patente no Museu Regional de Beja (Núcleo Da Rua Dos Infantes) de 31 de Maio a 15 de Junho.

Englobado na exposição está uma mostra de homenagem ao mestre italiano que incluí trabalhos de Dário Duarte, Marco Fernandes, Osvaldo Medina, Ricardo Drumond, Sama, Sérgio Rocha, Sergio Toppi e Tiago Araújo.

Hoje, 31 de Maio, das 22h15 às 23h00 vai haver  Dois Dedos de Conversa sobre  Guido Crepax, na Bedeteca de Beja , com Antonio Crepax, Caterina Crepax, Manuel Espírito Santo, Paul Gravett, e Sama.

21 - GUIDO CREPAX

Written By
More from Bruno Campos

Apocryphus Volume 2 no Fórum Fantástico

Um ano após a sua apresentação a antologia Apocryphus regressa ao local...
Read More

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *