O rapaz perfeito da Real Life

Real Life é um projecto da Disney Global editado [quase] em simultâneo em diversos países da Europa, direccionado ao público feminino adolescente, com uma tiragem arrojada.

Real Life é um projecto da Disney Global (Disney Publishing Worldwide) e tem como mote a pergunta “O rapaz perfeito existe?”. Esta revista foi editada (quase) em simultâneo em diversos países da Europa.

A produção da Real Life é italiana mas acção desenrola-se em Londres, num país onde a revista ainda não se encontra publicada. A edição portuguesa é da responsabilidade da Goody, e encontra-se à venda desde dia 22 de Abril.

“Amizade Impossível” é o título da história do primeiro número da revista, escrita por Alessandro Ferrari, com desenhos de Alberto Zanon e colaboração de uma vasta equipa, que tem a particularidade de ter na sua maioria colaborado em outro produto italiano direccionado ao publico adolescente feminino, W.I.T.C.H., que foi editado em Portugal.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Simulacro de Realidade.

Este projecto da Disney tem uma forte componente multimédia com um forte presença online, com sites associados à série que pretendem levar a narrativa para além das páginas da BD.

London International High School, a prestigiada escola londrina, onde se desenrola a acção, possui um site “institucional” que permite aos potenciais interessados ficar a conhecer este estabelecimento virtual de ensino.

A rede social Real Life, que é elemento fulcral na história, é uma combinação de Twitter e Facebook, permitindo aos leitores irem acompanhando as interacções que os personagens vão efectuando entre si, e ir tendo pequenas pistas para eventos futuros da revista. É uma rede social que só tem o pormenor de não levar o simulacro de realidade e a fusão entre realidade e ficção ao limite por não permitir aos leitores registarem-se e interagirem com as personagens.

Em complemento existe ainda o site oficial da série (idêntico quer seja em português, italiano, françês ou espanhol) onde se encontram diversas informações complemtentares sobre a série, desde biografia de personagens até extensas galerias.

Uma Aposta nas Mulheres

Real Life é um produto Disney, minuciosamente planeado e executado, com um alvo demográfico claramente indentificado: as adolescentes. É um segmento de mercado que a Disney conhece bem, embora este produto tenha a particularidade de ser concebido primeiro com uma banda desenhada, sem antes existir em animação ou série de imagem real. Se a aposta do colosso do entretenimento é significativa – apesar de ser capaz de ser insignificante no seu orçamento – a aposta da Goody também é arrojada para a realidade nacional. A revista tem um tiragem “astronómica” para a realidade do mercado de BD nacional: 30 mil exemplares, que é também, actualmente, a tiragem da Comix.

“O rapaz perfeito existe?” é a pergunta que serve de mote a Real Life, mas uma pergunta que a revista poderá vir a responder, apesar de não a fazer, é se existe um jovem público adolescente feminino para uma revista de banda desenhada.

Tags from the story
, , ,
Written By
More from Bruno Campos

Amadora BD na Intersecção da Cultura e da Politica em Portugal

É na intersecção da cultura e da política que se define o...
Read More

5 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *