O Programa (quase) completo da Comic Con Portugal 2014

A Comic Con Portugal revelou o seu programa (quase) completo que permite ter uma boa prespectiva das diversas actividades que se vão desenrolar durante os três dias do próximo fim-de-semana, 5 a 7 de Dezembro, na Exponor.

Em complemento ao programa, foi divulgada a planta do evento, permitindo ver como estão distribuídas as várias áreas no evento. A Comic Con Portugal ao contrário de outros eventos dedicados à BD pretende segue os moldes da “convenções” norte-americanas, algo que está bem patente no uso de terminologia em inglês. Será um evento que pretende ser sobre cultura pop, o que neste caso se traduz por ter em destaque eventos dedicado ao cinema e TV, banda desenhada e jogos, para além de actividades relacionadas como o Cosplay.

MAPA_EXPONOR3

O cinema e a televisão são duas das grandes apostas do evento, em particular a televisão. Estas actividades, para além do “Hall of fame” e do “Meet and Greet” vão ocupar o Auditório A, onde irão estar presentes Morena Baccarin (Firefly, Homeland, Gotham), Paul Blackthorne (Arrow), Natalie Dormer (Game of Thrones, Hunger Games)e Seth Gilliam (The Walking Dead, Wire), entre outros, existindo também presenças nacionais como Balas e Bolinhos, Collider ou Capitão Falcão.

O Auditório B é dedicado sobretudo a projectos nacionais como Dédalo, Vid You, A. Lusitanicus ou Improvio Armandi. Será também neste palco que será exibido em ante-estreia o primeiro episódio da série The Librarians (Os Bibliotecários).

No Auditório Games irão estar presentes, entre outros, Biodroid, InfoCapital, League of Legends Portugal, IPCA, Nerd Monkeys, Wingz Studio, Xpand It ou GT Competizione.

Oficinas de mangá, ilustração e cosplays são algumas das actividades que se vão desenrolar no Auditório Workshops.

Os mais pequenos têm disponiveis o Auditório Comic Con Kids, onde irão estar presentes, entre outros, “O Cavalinho Mágico”, Luíz Gomez, Doctor Gummy e será realizado o lançamento de O Espirro do Dragão, album de BD da autoria de Aida Teixeira, Carlos Rocha e Rá Taniça e editado pela Kingpin Books.

A Banda Desenhada tem reservadas as áreas de “Autógrafos Comics” e “Portfolio Review”, por onde irão passar Randy Stradley (Dark Horse Comics) e Gregory Lockard (Vertigo), “Comic Gallery”, Artist’s Alley (Viela dos Artistas) e o Auditório Comics onde será possível assistir a painéis com autores internacionais e nacionais.

Será no Auditório e na área de autógrafos que os visitantes poderão encontrar as grandes atracções a nível de BD como Brian K. Vaughan (Y the Last Man, Saga, Private Eye), Miguelanxo Prado (Ardalén), Marcos Martin (The Private Eye), Javier Rodriguez (Homem-Aranha Superior), Carlos Pacheco (Arrowsmith, Vingadores para Sempre), Pia Guerra (Y the Last Man), Ian Boothby (Simpsons Comics) e Claudio Catellini.

Nesse auditório vão ainda marcar presença alguns autores nacionais como Ricardo Cabral e outros membros do Lisbon Studio que ainda não foram anunciados e membros do colectivo Banzai. Autores como Miguel Montenegro e André Lima Araújo devem estar incluídos no painel Portugal Internacional com autores portugueses.
A parceria luso-argentina de Filipe Melo e Juan Cavia também irá estar presente com um painel sobre a trilogia Dog Mendonça e Pizzaboy, bem como a apresentação do novo projecto, Os Vampiros.

No Artist’s Alley irão estar presentes mais autores. Esta área do evento permite a pequenos projectos ou autores em nome individual estarem presente na Comic Con sem terem de dispender as somas pedidas para a área de expositores, e tem a particularidade de não ter recebido apenas propostas nacionais.

Está confirmada a presença nesta area da Contract, Diogo Carvalho, Bruno Maio, Cat Azevedo, Pedro Sequeira, Raquel Costa, Brígida Antunes, Sofia Neto, Manuel Morgado e Sama, autor brasileiro radicado no Porto; contudo ele não será o único autor internacional presente na “viela”.

De Espanha veêm Norberto Fernández, autor espanhol cuja carreia se inicou na década de 80, tendo colaborado com El Víbora, Eros Cómix, e mais recentemente colorista da Marvel Comics e autor de capas para Grimm Fairy Tales da Zenescope, para além disso tem publicados alguns livros nos Estados Unidos, como The Tattered Man e Retrovirus. O argentino Alejandro (Al) Barrionuevo, actualmente a residir em Pontevedra, Espanha, também irá marcar presença. O autor argentino tem vindo a trabalhar para a Marvel e DC Comics em títulos como Batman Gotham Knights, Martian Manhunter, Thor ou Hulk, e está actualmente vinculado à Valiant Comics onde tem colaborado em particular no título Bloodshot.

A área comercial do evento, designada por área de expositores, irá incluir a presença de diversas lojas de BD, merchandising (TV, anime, mangá) e projectos tão distintos como a Universidade Lusófona ou o site Tá Bonito. Nesta área, os grandes ausentes são as editoras de BD, onde só duas estão representadas: Devir e Kingpin Books, apesar de ser provável que existam algumas editoras com obras presentes em algumas das lojas de BD presentes. De salientar que a Saída de Emergência, editora “especializada” em literatura fantástica, também irá marcar presença.

O programa que está divulgado no site da organização encontra-se sujeito a alterações até à data do evento, existindo ainda alguns eventos a serem anunciados. Contudo, já esta terça-feira, 2 de Dezembro, é provável que esteja finalmente fechado o cartaz da Comic Con Portugal 2014 e sejam revelados mais algumas novidades para a primeira edição deste ambicioso projecto.

Tags from the story
, ,
Written By
More from Bruno Campos

Amadora BD na Intersecção da Cultura e da Politica em Portugal

É na intersecção da cultura e da política que se define o...
Read More

2 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *