Ó Moço! Olha aí a PIRATARIA!

A Papelaria Pirâmide tem vindo a tornar-se famosa por ser um dos poucos locais, ou o único, onde é possível encontrar números atrasados das edições portuguesas da Panini. Para além desse feito também tem vindo a realizar outro pelo qual pode ser menos conhecida: piratear o aCalopsia!

Ora olhem lá e descubram as diferenças:

Idênticos não é? Pois! Até poderia ser coincidência se eu me limitasse a fazer copy paste de press releases, mas como a maioria dos textos aqui publicados são escritos de raíz, usando como base o texto fornecido pela editora ou efectuando pequenas alterações, torna-se mais identificar o texto… para além disso o lado português da Panini não envia informação sobre os conteúdos das revistas…

Para além de reconhecer o que escrevo, mesmo sem andar a comparar, ainda existe outro pormenor, a assinatura invisível que caracteriza quase todos os meus textos.

Como a maioria já deve ter reparado, por vezes publico textos em me dar ao trabalho de os rever e saem com umas gralhas, ora vamos lá ver o texto sobre Simpsons Comics 3 publicados no blog da Papelaria Pirâmide:

Screenshot_1
É “seres super-humanos”, eu até fui lesto a corrigir essa gralha contudo os piratas foram mais rápidos a sacar o texto!

O texto sobre o Capitão América: Perdido na Dimensão Z, também lá está com uma gralha que me escapou… que quiserem ir procurar eu dou uma pista, é no último parágrafo.

Ó moço se me vais piratear… ao menos corrige-me as gralhas!

(Eu sabia que um dia ia poder dizer isto!)

Mas a pirataria não se fica por aqui, vejamos as imagens do interior das revistas, por exemplo Homem-Aranha 5, que são apresentadas no blog da Papelaria Pirâmide:

Screenshot_2

Parece-vos familiar? Pois é o mosaico do aCalopsia, a diferença é que não abre a imagem num janela que permita ler ver as imagens num tamanho superior para poder ver melhor (e ler) as pranchas mas, existe uma maneira de contornar a situação. Cliquem no botão do lado direito do rato e escolham a opção “abrir imagem num separador novo”. Aí vão ter a surpresa!

Não podem ver a imagem num tamanho maior mas vêm ter ao aCalopsia. É que estão a ver. à Papelaria Pirâmide não basta sacarem os textos, também de se aproveitar do alojamento que eu pago, pelo aCalopsia, para fazerem negócio.

Não basta serem piratas, também são sanguessugas!
Podem fazer essa experiência várias imagens das capas e interior das revistas de BD e, poderão ver quantas estão alojadas no Blogger e quantas estão alojadas no aCalopsia.

Como não bastava os meninos andarem a piratear texto, também se usam o alojamento que pago para o aCalopsia para se servirem, a isso chama-se hotlinking: uso não autorizado de largura de banda alheia, é basicamente o mesmo que o vosso vizinho usar a vosssa net sem a vossa autorização, vai causar-vos problemas de velocidade e outras coisas, é por isso que se paga alojamento de um site e serviços de alojamento de imagens, como o Photobucket, só são gratuitos até um determinado limite.

O mais ridículo de tudo é que como os meninos da Pirâmide Pirata têm alojamento gratuito: O BLOGGER! Ninguem paga nada por fazer upload de imagens para o Blogger, mas deve dar menos trabalho andar a linkar às imagens do aCalopsia do que andar a fazer download e upload…
(Já agora devo salientar que não sou caso único, por exemplo a imagem do artigo “Passion Couture Créative” usa uma imagem alojada no http://www.boutiquedesloisirscreatifs.fr/)

Eu já tinha reparado à algum tempo nas cópias de textos que andavam a fazer e em outros situações estranhas, nunca estive para me preocupar muito com isso fui à dar à pirâmide por acaso.

As pessoas sacarem imagens daqui e fazerem upload noutro lado não me chateia muito, se o fizesse já tinha começado a colocar marcas de água nas imagens à muito tempo, mas como as imagens de Marvel e Disney, por exemplo, isso não fazia muito sentido uma vez que não são exclusivas. Agora andarem a linkar directamente a imagens alojadas no aCalopsia isso aí já é abuso! Eu não ando a pagar o alojamento do aCalopsia para outros se servirem dele, muito menos sem minha autorização e para fazerem negócio!

E quanto aos textos se os querem utilizar, peçam. Aviso desde já é que para fins comerciais como papelarias e afins, são pagos, como bónus levam é textos sem gralhas. Para fins não comerciais online, olhem, façam o que é pratica corrente na net, utilizem um parágrafo ou dois indiquem o motivo porque é relevante e coloquem um link para a fonte.
Aos meninos que andam a sacar textos sem autorização, nem creditar, seja para fins pessoais ou comerciais e, aos meninos que tem a linkar directamente imagens do aCalopsia para os vossos blogs ou sites, agradeço que removam os links e coloquem as imagens em alojamento próprio – seja ele pago ou gratuito.

Autor, editor, procrastinador profissional e irresponsável mor.

Deixar uma resposta

Show Buttons
Hide Buttons