O mistério do Gavião da Levoir

Quando surgiu a notícia na Central Comics sobre a série II da colecção “Super-Heróis DC” da Levoir, que será edita com o semanário Sol (a partir desta sexta-feira), fiquei com uma dúvida relativamente ao número que é dedicado ao Gavião.

A Central Comics, mesmo quando tinha uma capa a indicar Johns e Morales como autores, tinha a indicação de que esse volume iria republicar o “Hawkworld” de Timothy Truman. Da última vez que constei a notícia, continuam a insistir no Timothy Truman e na “Hawkworld”.

José de Freitas, responsável pela colecção da Levoir, esclareceu a minha dúvida.

É erro. Foi a nossa escolha inicial, e durante algumas semanas estávamos convencidos que seria esse livro a ser publicado, porque a DC vai relançar na próxima Primavera um trade novo do “Hawkworld”. Mas há relativamente pouco tempo (10 dias?) fomos informados de que o material em formato digital só estará disponível o mais cedo em Fevereiro, o que inviabiliza a edição dele. Assim, o que será publicado é o “Hawkman” nº8-12 e o nº18 (um stand alone que complementa o livro).

Hawkworld por Timothy Truman

É uma troca de material que pode não agradar a todos, as sensibilidade de Truman e Johns são quase opostas, e reflectem-se na abordagem e temáticas que exploram.

Publicada em 1989, nos Estados Unidos, Hawkworld é uma mini-série que reinventou o personagem Hawkman da DC, origando depois uma série mensal escrita por John Ostrander. “Hawkworld” destacou-se pela sua maior vontade de se envolver em comentário social, em comparação com outras séries BD norte-americana suas contemporâneas. Os temas principais focados por Timothy Truman na mini-série foram as desigualdade sociais e de classe. John Ostrander, quando assumiu o cargo de argumentista da série mensal, continuou a desenvolver e expandir as ideias originais de Truman.

“Hawkworld” foi editado no Brasil pela Abril Jovem na mini-série “Gavião Negro”, que teve uma distribuição limitada em Portugal, as histórias da revista mensal foram publica (quase) todas na revista DC 2000 da Abril que também foi distribuida em Portugal. Com um pouco de sorte ambos os títulos podem ser encontrados em alfarrabista.

A troca de das histórias de Truman pelas de Johns pode pecar por se perder o comentário social,
sendo uma série de super-heróis convencional, mas acaba por tornar esta segunda série da Levoir mais homogénea e com material mais contemporâneo.

Existe material, como o “Os Caçadores” de Mike Grell ou o “Hawkworld” de Truman , que é reflexo de uma BD feita na década de 80, que sendo leitura recomendada para quem gosta de BD, faria mais sentido serem editadas numa colecção mais temática (ou individualmente) que numa colecção mais generalista, até um por uma questão de compreensão do Universo em que estão inseridas por parte dos leitores. São obras cuja continuidade por vezes entra em conflito com a de outras histórias publicadas.

À semelhança de outras mini-séries suas contemporâneas, como “Homem de Aço” e “Batman: Ano Um”, “Hawkworld” destinava-se a rever a continuidade do Universo DC, para o pós-Crise nas Terras Infinitas uniformizando as origens do Hawkman e Hawkwoman da Silver Age. Contudo os editores da DC decidiram que seria mais do que uma história sobre a origem dos personagens, a história ira passar-se no “presente” em simultâneo com as restantes revistas que eram editadas na altura. Isto significou que todas as histórias de Hawkman e Hawkwoman da Silver Age foi descartada e erradicada da continuidade da DC, incluindo todas as suas participações na Liga da Justiça. Este facto iniciou uma série de retcons para os Gaviões que terminaria com o surgimento de um novo Gavião nas páginas da revista JSA.

Hawkworld por Timothy Truman

“Gavião: Aliados e Inimigos” será editado no 9º volume da colecção “Super-Heróis DC”, editada pela Levoir.  Sobre o Gavião de Geof Johns, Rags Morales e José Luís Garcia-Lópes (que ilustrou o nº18) falaremos mais próximo da edição desse álbum.

Autor, editor, procrastinador profissional e irresponsável mor.

Deixar uma resposta

Show Buttons
Hide Buttons