O Historial do CPBD

Com 39 anos de vida, o Clube Português de Banda Desenhada (CPBD) é uma das mais antigas associações (ou colectivos) dedicados à promoção e divulgação da BD. No Divulgando BD o Geraldes Lino publica um curto historial sobre o Clube.

O Clube Português de Banda Desenhada – CPBD foi criado a 28 de Junho de 1976, mercê da iniciativa de quatro coleccionadores e interessados na banda desenhada, na altura cheios de boa vontade e com desejos de completar as suas colecções e, talvez, tentar divulgar a 9ª arte no nosso país.

A primeira iniciativa era a principal, e as outras vieram por novos conhecimentos que viriam a adquirir e a desenvolver. Depois de uma angariação de sócios, o CPBD veio a deslocar-se a Lucca (cidade italiana onde se realizava todos os anos um Festival de Banda Desenhada), na pessoa de um dos membros do clube e a convite de Vasco Granja, para ali apresentar na forma de diapositivos um estudo sobre a banda desenhada portuguesa. Estávamos no final desse ano.

O historial centra-se no primeiros de 20 anos de existência do Clube, aqueles em que teve uma actividade mais prolífera e relevante dentro do panorama da BD nacional. Sendo que a partir de 1996, como é indica no artigo, “a inércia acompanha as actividades do CPBD, resultando unicamente na continuação da publicação do seu Boletim”.

Em parte é devido a esse facto – quase 20 anos de inércia – que o anúncio da parceria do CPBD com o Camâra Municipal da Amadora pode ter surpreendido alguns.

Nota: Existe uma versão mais longa do historial do CPBD, da autoria de Carlos Gonçalves, publicada no Kuentro.

Tags from the story
, , ,
Written By
More from Bruno Campos

Um pequeno balanço de 2017

Terminou um ano que foi pelo menos, aparentemente, um bom ano para...
Read More

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *