O Fim do Nébula ?

nebulalogoO canal de banda desenhada Nébula anunciou que irá chegar ao fim no final do mês de Setembro. Este canal utiliza a plataforma de blogging Medium para divulgar o trabalho dos novos autores brasileiros, não sobrevivendo às alterações estruturais e contratuais decorridas da adopção de um novo modelo de publicação pela Medium. Tendo até agora assegurado o pagamento aos autores dos trabalhos publicados, as alterações ao modelo de negócio da plataforma impedem a continuidade desta forma de trabalho.

Era um contrato de seis meses com o Medium, para ver onde dava. Deu em um lugar maravilhoso, acho que ninguém que acompanhou diria o contrário. E foi cancelado por outros motivos que não o sucesso e os acessos – o Medium mundial concluiu uma etapa de conteúdo pago pro que eu entendi como sendo um artifício para popularização da plataforma no Brasil e EUA (e nessa dançou também o The Nib nos EUA, para quem acompanhou e leu as postagens do Matt lá). Agora eles são como o Twitter, uma plataforma para conteúdos gratuitos, postado por quem quiser.

augusto-botelho

Fazendo um balanço muito positivo do projecto, os editores Rafael Coutinho – autor de Cachalote, editado em Portugal pela Polvo – e Leandro Demori apontam para o sucesso obtido quer em visualizações quer na qualidade dos trabalhos publicados, que mostram a força actual da banda desenhada brasileira.

Mas não estou aqui para velar um projeto, mas para chamar atenção de vocês: a Nébula pode mudar de casa, ou até ficar no Medium, desde que descole grana. Interessados, por favor, entrem em contato com o Rafa[el] Coutinho. Os seis meses de experiência no Medium foram incríveis, e não terminam por falta de qualidade.

Contudo o eventual fim do Nébula só se irá verificar a partir de Outubro deste ano.

Ainda temos o mês de setembro inteiro com gente muito forte produzindo e criando ali, então continuem seguindo. E à todos que desenharam e refletiram e sonharam ali dentro, minha eterna gratidão, parceiros.

galvao-bertazzi

Os seus responsáveis mostram-se disponíveis para soluções que permitam dar uma nova casa ao Nébula, pedindo a todos os interessados que os contactem através do endereço de email nebulacontato@gmail.com. Os trabalhos publicados pelo Nébula podem ser lidos no  Medium, e acompanhados através da página de Facebook do projecto.

Written By
More from Artur Coelho

Os Labirintos da Água, de Diniz Conefrey

Adaptação de três textos de Herberto Hélder por Diniz Conefrey, Os Labirintos...
Read More

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *