O Fim do Nébula ?

nebulalogoO canal de banda desenhada Nébula anunciou que irá chegar ao fim no final do mês de Setembro. Este canal utiliza a plataforma de blogging Medium para divulgar o trabalho dos novos autores brasileiros, não sobrevivendo às alterações estruturais e contratuais decorridas da adopção de um novo modelo de publicação pela Medium. Tendo até agora assegurado o pagamento aos autores dos trabalhos publicados, as alterações ao modelo de negócio da plataforma impedem a continuidade desta forma de trabalho.

Era um contrato de seis meses com o Medium, para ver onde dava. Deu em um lugar maravilhoso, acho que ninguém que acompanhou diria o contrário. E foi cancelado por outros motivos que não o sucesso e os acessos – o Medium mundial concluiu uma etapa de conteúdo pago pro que eu entendi como sendo um artifício para popularização da plataforma no Brasil e EUA (e nessa dançou também o The Nib nos EUA, para quem acompanhou e leu as postagens do Matt lá). Agora eles são como o Twitter, uma plataforma para conteúdos gratuitos, postado por quem quiser.

augusto-botelho

Fazendo um balanço muito positivo do projecto, os editores Rafael Coutinho – autor de Cachalote, editado em Portugal pela Polvo – e Leandro Demori apontam para o sucesso obtido quer em visualizações quer na qualidade dos trabalhos publicados, que mostram a força actual da banda desenhada brasileira.

Mas não estou aqui para velar um projeto, mas para chamar atenção de vocês: a Nébula pode mudar de casa, ou até ficar no Medium, desde que descole grana. Interessados, por favor, entrem em contato com o Rafa[el] Coutinho. Os seis meses de experiência no Medium foram incríveis, e não terminam por falta de qualidade.

Contudo o eventual fim do Nébula só se irá verificar a partir de Outubro deste ano.

Ainda temos o mês de setembro inteiro com gente muito forte produzindo e criando ali, então continuem seguindo. E à todos que desenharam e refletiram e sonharam ali dentro, minha eterna gratidão, parceiros.

galvao-bertazzi

Os seus responsáveis mostram-se disponíveis para soluções que permitam dar uma nova casa ao Nébula, pedindo a todos os interessados que os contactem através do endereço de email nebulacontato@gmail.com. Os trabalhos publicados pelo Nébula podem ser lidos no  Medium, e acompanhados através da página de Facebook do projecto.

Written By
More from Artur Coelho

SINtra, de Tiago Cruz e Inês Garcia

Sob a cobertura da noite, seres amaldiçoados percorrem o arvoredo em busca...
Read More

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *