O Árabe do Futuro: Ser jovem no Médio-Oriente (1978-1984)

Um romance gráfico de cariz autobiográfico e alcance político em com humor e grande sensibilidade.

Um romance gráfico de cariz autobiográfico e alcance político em que, com um humor arrasador e uma grande sensibilidade, Riad Sattouf conta a sua infância e juventude na Líbia do General Kadafi e na Síria de Hafez Al-Assad.

A ideia desta obra – confessa o autor – remonta ao começo da guerra civil na Síria, em Março de 2011. A fusão da sua história pessoal com a História real do mundo árabe, ambas contadas através do olhar inocente da criança que ele é na narrativa, dá a este álbum uma importante dimensão sociológica e confirma que a autobiografia é um dos segmentos maiores da BD actual.

Primeiro volume de uma anunciada trilogia, este título atingiu já em França o estatuto de bestseller, com mais de 220.000 exemplares vendidos desde o seu lançamento, em Maio de 2014. O 2º volume – L’arabe du futur 2: Une jeunesse au Moyen-Orient (1984-1985) -ansiosamente aguardado pelo público e pela crítica, foi editado em França (a 11 de Junho) com uma tiragem 130.000 exemplares, um número muito acima do normal para este género literário.

Internacionalmente o sucesso desta obra é também assinalável, encontrando-se os direitos de tradução vendidos para várias línguas, entre as quais o árabe. Esta obra foi premiada com o Fauve D’Or para “Melhor Álbum do Ano” no Festival de BD de Angoulême 2015, o Grande Prémio RTL 2014 para o “Melhor Livro de BD do Ano” e o Prémio Para a Melhor BD no Festival do Livro de Saint-Étienne 2014.

A história tem não só qualidades históricas e sociológicas, como é válida também pela sua qualidade narrativa. […] O Árabe do Futuro confirma o lugar do autor no panorama da BD contemporânea, entre os outros nomes maiores da sua geração (Sfar, Trondheim, Blain, Blutch, Guibert…)
– Le Monde Magazine

arabe_futuro01AdF_7AdF_26AdF_96
O Árabe do Futuro: Ser jovem no Médio-Oriente (1978-1984) de Riad Sattouf é uma edição da Teorema, com 160 páginas e um PVP de 19,90€,

Written By
More from aCalopsia

Kenshin Vol. 8

Kenshin parte para Quioto para se encontrar com Sishio Makoto, o hirokiri...
Read More

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *