Novo álbum de Astérix: O Papiro de César

“O Papiro de César” será o título do 36º álbum das aventuras de Astérix, o Gaulês! E foi com um certo ar de malícia que os seus autores, Jean-Yves Ferri e Didier Conrad, o revelaram em Bolonha, Itália, por ocasião da Feira Internacional do Livro Infantil, perante um público entusiasta e sob o olhar benevolente de Albert Uderzo, o criador de Astérix, e de Anne Goscinny, filha do falecido René Goscinny.

Recuemos um pouco no tempo para contextualizar a ocasião: foi em 2013 que Jean-Yves Ferri e Didier Conrad se encontraram pela primeira vez com os leitores de Astérix. O momento foi emocionante, pois as expetativas eram elevadas e o desafio era grande. Há oito anos que não havia novas aventuras do nosso herói gaulês, desde que Albert Uderzo tinha decidido “pousar os seus lápis”, e só depois de algumas hesitações é que ele tinha acabado por aceitar confiar as suas personagens àquela nova dupla… O resto é sabido: o álbum “Astérix Entre os Pictos” foi um retumbante sucesso editorial em todo o mundo e continua a ser considerado o acontecimento do ano 2013!

Desde então, os fãs estão em pulgas: Irá haver outro álbum? Sobre que tema? Para onde irão os gauleses viajar, desta vez? Haverá novas personagens? E quanto aos criadores, estarão eles dispostos a confiar novamente na dupla responsável pelo álbum 35?

Foi então que os autores de “Astérix entre os Pictos” propuseram um novo argumento. Albert Uderzo gosta da ideia e dá-lhes a sua bênção. Serão portanto eles a realizar a 36ª aventura dos gauleses!

Annonce_AST_36_50x40cm-noir

Em Janeiro de 2015, a dupla anunciou a data de lançamento do novo álbum. Mas, estando este ainda em produção, nada mais podiam divulgar. Resultado: as redes sociais ficam ao rubro e esta nova obra é já avidamente aguardada!

Por outro lado, como é sabido, a tradição instaurada pelos criadores dos nossos heróis impõe que as personagens viajem para uma terra desconhecida de dois em dois álbuns. “Não seja por isso”, dizem-nos os autores, que prometeram neste álbum continuar a respeitar todas as tradições do Astérix. Desta vez, portanto, os gauleses vão ficar na Gália. Mas não foi tarefa fácil. Durante 2 anos, a mais de 6000 km de distância, os autores comunicaram via ecrã para trocar ideias, discutir, eliminar pormenores, rir, lutar (sem peixe!), desenhar, apagar, fazer e refazer a intriga até a história ficar completa. (Curioso: esta descrição faz lembrar uma outra dupla famosa…)

Mas haverá alguma região da Gália que os Gauleses ainda não conheçam? E quanto ao tema, como escolher: política, sociedade…? Que estratagemas irá César usar desta vez para alcançar os seus fins?

Sim, haverá pancadaria q.b., confirmam os autores. E sim, haverá novas personagens, entre as quais uma bem mázinha. E haverá poção mágica e romanos que irão “levar uns tabefes”. E a história será complexa e palpitante. E, por fim, haverá piadas sobre vários aspectos da sociedade actual… Em suma, perspectiva-se um óptimo Astérix, com tudo aquilo a que estamos habituados!

Portanto, é oficial: os gauleses estão de volta! Pelos vistos, César ainda só “veni, vidi”. Falta saber se é desta que ele “vici”!

Annonce_AST_36_50x40cm_CMJN

 

“O Papiro de César” será lançado em 22 de Outubro de 2015 pela Asa.

Written By
More from aCalopsia

Revista Donald nº 2

O segundo número da revista Donald chegará às bancas amanhã, 3ªf, dia...
Read More

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *