Novela Gráfica: Vapor

Vapor é a obra do artista Francesc Capdevila Gisbert, que assina os seus trabalhos como Max, um dos nomes maiores da BD espanhola e um dos mais originais criadores de comix underground. Em 2007 recebe o Prémio Nacional do Comic, e é ainda autor vencedor de 3 prémios Ficomic para o Melhor Álbum Espanhol.

Vapor é uma busca íntima de um autor inquieto com a realidade profunda da natureza humana, sempre sob o signo do humor surrealista de Max, que editou recentemente um livro para o Museu do Prado sobre Bosch, trabalha semanalmente para El País e ilustrou capas da New Yorker.

Nas palavras do seu autor, Vapor, “É uma metáfora do que se passa com o mundo. Agora já não lhes chamamos tentações, mas sim distracções, e todos as temos.”

Nicodemo, aturdido pela estupidez do mundo e pela banalidade do grande circo em que tudo se converteu, retira-se para o deserto qual moderno anacoreta em busca da tranquilidade necessária para se reencontrar. Mas, nem no mais remoto recanto do deserto se livrará das distracções do mundo contemporâneo.

Seco e intratável, são adjectivos que o próprio Max utilizou para referir-se tanto ao estilo do desenho de Vapor como ao carácter do seu protagonista.

São 120 páginas a preto e branco, com o formato de 170×240 mm e um humor metafísico que reflecte sem dúvida um dos seus melhores trabalhos.

Vapor, o oitavo volume da colecção Novela Gráfica, tem prefácio de André Azevedo. Traduzido da língua original  é uma edição de coleccionador com capa dura.

Vapor de Max

Vapor de Max

Vapor de Max

Vapor de Max

Written By
More from aCalopsia

Vingadores Vol. 07

Os heróis da Terra conseguiram evitar um evento catastrófico graças a um...
Read More

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *