Portugueses Nomeados nos Prémios Eurocon da ESFS

Terá Portugal sido descoberto pela European Science Fiction Society? Esta organização divulgou as nomeações para os seus prémios e distinções do ano de 2016. Os fãs foram surpreendidos pela grande quantidade de autores e projetos portugueses nas listas. Se a presença de portugueses nestas listas é habitual, é raro estarem representados em tão grande número.

Autores e projetos nomeados pela ESFS à Eurocon

Melhor autor:  João Barreiros. O mais influente autor de FC português, conta no seu currículo com livros como Terrarium, escrito com Luís Filipe Silva. Os seus contos foram recentemente editados na antologia Se Acordar Antes de Morrer.

Eurocon ESFS
Literatura, não ficção, crítica e ilustração na única revista portuguesa dedicada à Ficção Científica e Fantástica.

Melhor revista: Revista Bang!. Projeto editorial da editora Saída de Emergência. Mantém regularidade trimestral de publicação, reunindo contos, artigos e crítica literária.

Melhor divulgador – Sérgio Santos, editor da revista H-alt.

Eurocon ESFS
A reinvenção da iconografia cinematográfica do projeto Posters Caseiros.

Dedicação, artista: Edgar Ascensão, criador do projeto posters caseiros.

Eurocon ESFS
Capa da próxima edição da H-alt, da autoria de Bruno Balixa.

Dedicação, fanzine: H-alt. Esta dinâmica revista que dá voz aos novíssimos autores de BD portugueses tem-se destacado pelo ritmo de edição e foco na FC e história alternativa.

Dedicação, website Bibliowiki. Esta base de dados sobre literatura de Ficção Científica editada em Portugal tem sido construída ao longo de anos Jorge Candeias, escritor e tradutor, conhecido pelo seu trabalho de tradução da série Crónicas de Gelo e Fogo, de George R.R. Martin.

Prémio encorajamento: Rui Ramos. Ilustrador, colaborou em diversos fanzines e ezines, dos quais o projecto Fénix é o mais recente. Em 2015, este prémio foi entregue a Luís Corredoura, autor do romance de história alternativa Nome de Código: Portograal.

Presenças portuguesas na Eurocon

Eurocon ESFS
Eurocon 2016 – 4 a 6 de novembro, Barcelona.

Os vencedores serão divulgados em cerimónia na Eurocon, que este ano decorre em Barcelona entre os dias quatro e seis de novembro. Este ano, a convenção europeia de Ficção Científica e Fantástica contará com autores, críticos e fãs portugueses nalguns dos seus painéis de discussão, bem como a presença dos projetos nacionais SciFi Lx e Imaginauta.

A lista completa de nomeações está disponível na página da European Science Fiction Society.

Nota: na primeira versão deste artigo, a revista Bang! foi descrita como tendo sido inicialmente um fanzine editado pela Épica. Essa informação estava incorrecta e o artigo foi corrigido.

Eterno intrigado por Banda Desenhada, Ficção Científica, literatura transreal nas fronteiras dos géneros. Também se mete em aventuras digitais. Bloga no Intergalactic Robot.

1 Comment

Deixar uma resposta

Show Buttons
Hide Buttons