Naruto Vol. 13: Exame Chunin, concluído…!!, Masashi Kishimoto

Os primeiros capítulos de Naruto Vol. 13: Exame Chunin, concluído...!! são dedicados ao muito aguardado combate entre Uchiha Sasuke e Gaara do Deserto.

É uma luta com ritmo furioso, que puxa uma leitura compulsiva. Excepção feita às psicoses do atormentado Gaara, que começam a “verter” com o stress da batalha, a maioria da carga emotiva é transferida para os espectadores. Mais que o entusiasmo de Sakura ou com a preocupação de Naruto pela segurança do amigo, é a reacção de Rock Lee que tem o maior impacto emocional. Ainda a recuperar do combate com Gaara e sem saber se poderá continuar a ser um ninja, Lee vê Sasuke não só triunfar onde ele falhara, mas ainda por cima a fazê-lo com técnicas que copiou dele. O talento natural conquista aquilo que a dedicação e trabalho árduo não conseguiram, afectando profundamente a crença de Lee no seu “caminho do ninja”.

O último sobrevivente do clã Uchiha, por inegável que sejam os seus talentos naturais e genialidade, acaba por revelar neste combate ser apenas uma marioneta do treino de Kakashi. Ao contrário de Naruto que adaptou aquilo que aprendeu com Jiraya ao seu estilo pessoal, Sasuke limitou-se a usar e a aperfeiçoar o taijutsu copiado de Lee, em conjunto com Chidori, a única técnica original do copi-ninja, para forçar Gaara ao limite. Embora esta característica da evolução de Sasuke pareça insignificante, em conjunto com os eventos do volume seguinte irão cimentar a sua atitude e um importante decisão que orientará o principal fio condutor de toda a série.

No terço final do volume, vemos o combate entre Gaara e Sasuke interrompido para dar lugar à invasão da Aldeia Oculta da Folha. A conspiração da Aldeia Oculta do Som com a Aldeia Oculta da Areia finalmente materializa-se. A escala do ataque força a narrativa a dividir-se em vários cenários, fragmentando a atenção do leitor e dando-lhe um gostinho de vários elementos. Não obstante esta dispersão, dois eventos sobressaem, pois servem de introdução aos principais focos de atenção nos próximos volumes: a revelação de Orochimaru, iniciando o combate com o seu antigo mestre, o actual Hokage, e a fuga de Gaara. Demasiado ferido pela batalha, a arma secreta da Aldeia Oculta da Areia retira-se na companhia dos irmãos, sendo perseguido por Sasuke, Naruto, Sakura e Pakkun, o que coloca todos os envolvidos no caminho para uma batalha que os alterará profundamente.

Não querendo chegar demasiado perto dos evento do 14º volume, limitar-me-ei a dizer que “Exame Chunin, concluído…!!“ é uma história carregada de acção, que puxa por uma leitura compulsiva, ao ponto de poder mesmo parecer rápida demais. Mais que isso, é um “degrau” muito importante, no qual estão as raízes para as grandes linhas condutoras que influenciarão a série.

Naruto Vol 13

Naruto Vol. 13

Exame Chunin, Concluído…!!

Autor: Masashi Kishimoto
188 páginas a preto
Formato: 126×190 mm
ISBN: 978-989-559-272-2
EAN: 9789895592722
Preço: 9,99 €

Tags from the story
, , ,
Written By
More from Vitor Frazão

Kenshin – O Samurai Errante Vol. 2, Nobuhiro Watsuki

Antes do intenso confronto entre Kenshin e o misterioso assassino, o 2º...
Read More

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *