Mutts de Patrick McDonnell no AmadoraBD 2013

Sempre vai haver um autor estrangeiro com uma exposição individual no Amadora BD 2013, o norte-americano Patrick McDonnell,
autor de Mutts, que  foi galardoado como o  Prémio Nacional de BD para Melhor Álbum de Tiras Humorísticas em 2012 pelo álbum “Os nossos Mutts”.

Eu sei que o Juan Cavia e o Santiago Villa são autores argentinos, mas tendo em consideração que a exposição dedicada ao “Dog Mendonça e Pizzaboy” é na sequência de um Prémio Nacional de Banda Desenhada para o Melhor Álbum Nacional, tenho alguma difículdade em os colocar no lote de autores estrangeiros. Aliás não percebo muito bem porque motivo eles não podem ser nomeados para o Prémio de Melhor Desenho, tendo em conta que estão a trabalhar para o mercado nacional. Nos restantes países esse facto permitiria aos autores serem nomeados, sendo esse o motivo pelo qual Rui Lacas recebeu um prémio de melhor argumento em França e, vários autores que não são norte americanos são nomeados e vencem os prémios Eisner, nos Estados Unidos.

Mas, regressando ao tema Mutts, fica aqui a informação da organização sobre a exposição:

Criada por Patrick McDonnell, em 1994, as tiras de Mutts têm como protagonistas dois animais domésticos Mooch, o gato e a Earl, o cão, aos quais se juntam os humanos que com eles moram e convivem, outros cães e gatos que habitam a vizinhança e mais alguns personagens que surgem pontualmente. Mas, na verdade, e como quase todas as narrativas que utilizam animais como protagonistas, das velhas fábulas às modernas parábolas, Mutts diz muito mais sobre nós do que sobre os bichos que representa, e talvez aí resida a explicação para o seu sucesso mundial.

De salientar que dos autores/álbuns premiados com os Prémios Nacionais de Banda Desenhada no Amadora BD 2012 só Craig Thomson, vencedor do Prémio de Melhor Álbum Estrangeiro com “Blankets”, e Tiago Batista, vencedor do Prémio de Melhor Fanzine com “Fábrica, baldios, fé e pedras atiradas à lama”, é que não tem (ainda?) uma exposição anunciada para o Amadora BD 2013.

Written By
More from Bruno Campos

Sérgio Godinho vira herói de BD em O Elixir da Eterna Juventude

O jornal Público estreia-se na co-edição de BD inédita de autores portugueses...
Read More

2 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *