30 Dias, 30 artistas: Miguel Montenegro

Miguel Montenegro decidiu aos onze anos que quando crescesse seria contador de histórias, preferencialmente através do médium da banda desenhada.

Terminou o Curso de Artes Gráficas e Comunicação na Escola de Artes António Arroio e tirou um ano de especialização em artes gráficas no Technological School of Concord, nos EUA.

Nessa altura, aos 17 anos, recebeu uma Menção Honrosa do Boston Globe Journal por uma ilustração do Spider-Man, e realizou os primeiros trabalhos profissionais para empresas locais.

Miguel Montenegro

Miguel Montenegro

De regresso a Portugal, concluiu o 1º ano do Curso Superior de História, dedicando-se depois em exclusivo à profissão de Ilustrador Comercial em regime de free-lancer, motivado pelo crescente número de clientes.
Completou uma colecção de Nove Álbuns de Contos Infantis que escreveu e ilustrou para a Trisan Editores, seguindo-se Uma Aventura com o Pai Natal, um álbum de BD que vendeu o número recorde de 11 mil exemplares em Dezembro desse ano.

Durante os três anos seguintes, Miguel colaborou com algumas das maiores produtoras e agências de publicidade em Portugal como ilustrador de storyboards.

A convite de Papuas Produções, escreveu A Flor de Cerejeira, uma curta-metragem de animação. Como Diretor de Arte, trabalhou na primeira curta-metragem em 3D portuguesa, Ossudo, produzida por Tangerina Azul.
Em Fevereiro de 2004 publicou , uma prancha humorística semanal na revista TV7 Dias, tendo sido censurado após o quarto número de publicação por alegado excesso de atrevimento.

Miguel Montenegro

Miguel Montenegro

Miguel Montenegro

É agenciado nos EUA pela agência GlassHouse Graphics Productions desde o início de 2003. Em Agosto desse ano é publicado o seu primeiro trabalho para a Marvel Comics, a capa de X-Men nº 51, edição portuguesa (Devir).
Foi colaborador no BDJornal com a tira humorística “A 5ª Pedagógica”.

MIG (como costuma assinar na BD) foi o primeiro autor português a ser publicado regularmente pela Marvel Comics Entertainment, como um dos desenhadores oficiais da série Red Prophet (Marvel) em 2006. Em 2007 publicou a mini-serie Xena/Army of Darkness para a Dynamite Entertainment. Em 2008 trabalhou na sequela.

Miguel Montenegro
Miguel Montenegro

Miguel Montenegro tem mestrados em Psicologia Clínica e em Filosofia, exercendo nessa área que serviu de inspiração para aquele que é o seu trabalho mais conhecido do público português: Os Psicopatos.

Written By
More from aCalopsia

Vingadores Vol. 07

Os heróis da Terra conseguiram evitar um evento catastrófico graças a um...
Read More

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *