Memória da Crise

Editado pela Associação Turbina em risografia, Memória da Crise é uma antologia de histórias de vários argumentistas portugueses ilustradas pelo espanhol Daniel Casal.

Este projecto foi realizado no âmbito de um estágio que o autor espanhol realizou na associação portuense.

A Turbina pediu a Marcos Mendes que desse uma “aula” inicial e desafiou uma serie de autores (uns efectivos e experientes, outros potenciais e motivados) a pensar o tema para uma BD – curta necessariamente – que Daniel Casal foi convertendo – nos tempos livres do estágio – em imagens e pranchas.

Alguns dos convidados ficaram pelo caminho, mas cinco textos acabaram mesmo por se converter em cinco bandas desenhadas. Para quase todos foi praticamente a primeira experiência em BD: de um lado estavam um escritor consagrado, um jornalista experimentado, um dramaturgo/encenador vivido, uma médica entusiasta e uma quase antropóloga empenhada; do outro um jovem e talentoso desenhador/autor.

Três anos após a concepção do projecto, que esteve em exposição na Mundo Fantasma, foi editado em Maio, Memória da Crise, o livro de 40 páginas que reúne as histórias escritas por Jorge Marmelo, Elisa Santos, Ricardo Alves, David Pontes e Margarida Mesquita e ilustradas por Daniel Casal, com 40 páginas em risografia.

Written By
More from aCalopsia

Vingadores Vol. 07

Os heróis da Terra conseguiram evitar um evento catastrófico graças a um...
Read More

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *