Marvel 1602

O volume 28 da Coleção Oficial de Graphic Novels da Marvel da Salvat publica Marvel 1602 de Neil Gaiman e Andy Kubert.

No ano de 1602, enquanto a Era Isabelina se aproxima do fim, a Inglaterra é abalada por tempestades inexplicáveis e boatos de poderosos seres inumanos que observam a Terra. Por toda a Europa, heróis e vilões estranhamente familiares, incluindo Nick Fury, Homem-Aranha, X-Men e Doutor Destino, são arrastados para um tortuoso plano de traição e perfídia. Um plano que pode muito bem significar o fim do seu mundo. Marvel 1602 regressa ao público português no vigésimo oitavo número da coleção Graphic Novels editada pela Salvat.

A Marca d1602_page_11602_page_21602_page_31602_page_4e Neil Gaiman na Marvel

Quando foi anunciado que o Neil Gaiman ia escrever uma mini-série para a Marvel, os fãs ficaram loucos, a tentarem adivinhar o que ele iria escrever. Quem conhece a obra de Gaiman, sabe que os romances e a banda desenhada dele são frequentemente uma mistura inteligente de contos de fadas e mitologia, adicionados a personagens enigmáticas e pós-modernas, tudo somado a uma influência nitidamente gótica. Por esse motivo, muitos imaginariam que ele iria virar-se para as personagens sobrenaturais da Marvel – Doutor Estranho, Motoqueiro Fantasma, etc… Outros, no entanto, argumentaram que um dos primeiros trabalhos do autor na banda desenhada foi o revolucionário Miracleman, pelo que não seria de todo impossível que ele tivesse em vista super-heróis mais tradicionais.

Em vez disso, ele criou uma série que ninguém poderia ter antecipado, mesmo nos sonhos mais mirabolantes – uma narrativa singular, que só podia ter saído da mente fértil de Neil Gaiman: Marvel: 1602. A premissa parece bizarra, no mínimo. Reinventar o Universo Marvel e os seus principais protagonistas, como se tivessem existido no tempo da rainha Isabel I de Inglaterra. O que não terá pensado a redação da Marvel quando leu a proposta pela primeira vez. Por sorte, o editor-chefe, Joe Quesada, teve o bom senso de confiar no instinto do escritor e deixou-o levar a ideia avante.

E, claro, o projeto teve um êxito enorme. O primeiro (dos oito) números da mini-série foi a revista de banda desenhada mais vendida nos EUA do mês em que foi lançada (Agosto de 2003) e foi distinguida com o Diamond Distributors Gem Award, como “Comic do Ano”.

Uma Forma Diferente de Olhar para a Marvel

Neil Gaiman acrescenta que estava a começar a planear a sua série, quando ocorreram os ataques às torres Gémeas em Nova Iorque, no 11 de Setembro. E decidiu logo ali que não iria escrever nenhuma típica histórias de super-heróis, com lutas em cidades, prédios destruídos, e assim por diante. “Existem sítios mágicos no mundo em que sentimos que o passado está mesmo perto de nós, quase à distância de lhe tocar. Veneza é um desses sítios, e foi numa viagem a Veneza que a ideia para 1602 me veio muito de repente. Voltei de lá a saber exatamente a história que queria escrever.” Em termos artísticos, o desenhador Andy Kubert voltou à técnica que tão bem lhe tinha resultado em Wolverine: Origem, de desenhar a história com lápis, sem arte-final, mas acentuando o grafismo do traço, e foi o mesmo colorista, Richard Isanove, que aplicou as cores digitais directamente sobre esses lápis. O resultado é espantoso de clareza e beleza numa banda desenhada.

Os lucros da série foram usados por Gaiman e pela Marvel na sua longa luta legal para reconquistar os direitos de Miracleman, algo que finalmente aconteceu alguns anos mais tarde.

v28pt-1602_capaVolume 28:
MARVEL 1602
Argumento de NEIL GAIMAN e arte de ANDY KUBERT.
Este volume reúne as edições 1 a 8 de The Marvel 1602
224 pgs.

Written By
More from aCalopsia

Nos Bastidores de Astérix e a Transitálica

Astérix e Obélix estão de partida para uma nova aventura em todas...
Read More

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *