Maria – A maior das subversões, de Henrique Magalhães

Maria

Maria notabilizou-se pela crítica aos desmandos do poder autoritário que se instalou no Brasil entre as décadas de 1960 e 1980. Se inicialmente era uma solteirona em busca de companhia, a pouco e pouco foi-se posicionando contra a ditadura militar, o cerceamento das liberdades políticas, a censura e os costumes arcaicos que estruturavam uma sociedade machista, racista, homofóbica e conservadora. Nesta edição mostra-se a fase mais acirrada da luta política de Maria, ao lado de Pombinha e Zefinha e em contraposição à temível Madame Corporeichon, encarnação do poder instituído.

Henrique Magalhães venceu em 2016, com “Seu nome próprio… Maria! Seu apelido Lisboa”, o Prémio Nacional de Banda Desenhada, na categoria de “Melhor Álbum de Tiras Humorísticas”. Nasceu na Paraíba, estado do Nordeste do Brasil, em 1957. Em 1975 criou a personagem de Banda Desenhada “Maria”, que foi publicada durante vários anos em tiras diárias nos jornais locais, além de revistas e álbuns. Dirige actualmente a editora “Marca de Fantasia”, voltada para a edição de fanzines, revistas, álbuns e livros sobre História em Quadrinhos, Artes, Linguística e Cultura Pop. Coordena o Grupo de Pesquisa em História em Quadrinhos do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal da Paraíba, onde é professor.

A obra encontra-se já disponível no 28º Amadora BD, que decorre de 27 de Outubro a 12 de Novembro, e onde a Polvo marca presença com stand próprio. No auditório do núcleo central do Festival, no Fórum Luís de Camões, está prevista uma apresentação do livro a 04 de Novembro, pelas 15h, com a presença de Henrique Magalhães e do editor, Rui Brito. No dia 05, pelas 16h, o autor fará uma visita guiada à sua exposição, “Maria”, que inclui pranchas originais dos seus livros “Seu nome próprio… Maria! Seu apelido… Lisboa!” (PNBD 2016, categoria “Melhor Álbum de Tiras Humorísticas”) e “A maior das subversões”. Sessões de autógrafos estão agendadas, na zona comercial do evento, para dia 04, das 16 às 18h00 e para dia 05, das 17 às 19h00.

Maria – A maior das subversões

Argumento e Arte: Henrique Magalhães
Editora: Polvo
64 páginas a preto
ISBN: 978-989-8513-74-8
Preço: 7,50€

MariaMaria

 

Tags from the story
,
Written By
More from aCalopsia

Os Vingadores Vol. 09

Um dos maiores do Universo Marvel vai atingir neste volume o seu...
Read More

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *