Mafalda e Batman no AmadoraBD 2014 [actualizado]

Batman por Ricardo Cabral
Já existe mais alguns nomes confirmados para a edição deste ano do AmadoraBD, onde vão existir exposições reflexivas, dedicadas ao Surfista Prateado e aos aniversariantes Batman e Mafalda.

Parece que foi finalmente revelado o programa do 25º AmadoraBD, Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora. Digo parece, porque por aqui ainda não chegou o dito programa, mas como o João Miguel Lameiras já divulgou os destaques no seu blogue, Por Um Punhado de Imagens, vamos lá então ver a informação adicional que foi agora confirmada.

Batman por Ricardo Cabral
Batman por Ricardo Cabral

Uma mostra colectiva – exposição central – que pretende fazer “uma reflexão sobre a actualidade da universo da BD”, comissariada por Luís Salvado e Sara Figueiredo Costa, que era para ter como nome “O estado da Arte”.

Vão ser comemorados os aniversários de Mafalda (50 anos) e Batman (75 anos). Esta última é também comissariada por João Miguel Lameira e o norte-americano Lawrence Klein, e vai contar com originais de Frank Miller, Tim Sale, Jim Lee, Moebius, Bernie Wrightson, Alex Ross, John Byrne, David Mazzucchelli, John Buscema, Joe Stanton, Neal Adams, Walt Simonson, Gene Colan entre muitos outros”.

A exposição dedicada ao Surfista Prateado, “vencedor” o ano passado do prémio “Clássicos da BD” devido ao álbum editado pela Levoir que incluía Parábola de Stan Lee e Moebius, deverá incluir trabalho do autor francês e de John Buscema. A exposição comissariada por João Miguel Lameiras e e o norte-americano Lawrence Klein, incluí uma série de homenagens de autores nacionais “em que Penim Loureiro e Pedro reinterpretam momentos-chave do Surfista Prateado de Moebius”.

Surfista Prateado por Penim Loureiro
Surfista Prateado por Penim Loureiro

Jim Curioso, recentemente (?) editado pela Polvo vai ter direito a exposição e o autor vai estar presente no festival.

Outras exposições:

  • Joana Afonso, “O Baile” – com argumento de Nuno Duarte – editado pela Kingpin Books e premiado com o prémio de melhor álbum em 2013.
  • Osvaldo Medina, “Super Pig Roleta Nipónica” – KingPin Books, Melhor Desenho para Álbum Português.
  • Catarina Sobral, “Achimpa” – Orfeu Mini, Melhor Ilustração de Livro Infantil)
  • Henrique Monteiro, “Enorme, Brutal, Colossal 2012!” – Edições ASA, Melhor Álbum de Tiras Humorísticas,
  • João Mascarenhas, “BDLP#3” – Grupo Extractus [Portugal] e Estúdios Olindomar [Angola] – Prémio Fanzine.

Quanto a convidados estrangeiros, estão anunciados:

  • Eric Shanower, autor de Age of Bronze, e argumentista da série Oz, ilustrada por Scottie Young, publicada pela Marvel.
  • Rafael Coutinho, filho de Laerte Coutinho, considerado como o pai como sendo um melhor autor.
  • JM Ken Niimura, desenhista de Eu Mato Gigantes.
  • Joe Stanton e Thomas (Tom) Grindberg, que ilustraram diversos títulos para Marvel e DC Comics como Batman, Lanterna Verde ou Surfista Prateado.
  • Mathias Picard, autor de Jim Curioso.
  • François Ayroles, autor francês.

Lameiras salienta que podem “entretanto haver outras confirmações… ou desistências”.

Lameiras, no seu texto o que sucedeu com a exposição dedicada ao livro “Contos de Fadas da Marvel”, que sera editado por Levoir e Público. Uma exposição em Lameiras era para ser também comissário.

A exposição foi proposta em inícios de Maio e na altura foi-me dito que “em princípio, sim”, se faria a exposição, tendo ficado a organização de me dar uma resposta na semana seguinte. Ao fim de quatro meses sem qualquer resposta, foi-me finalmente confirmado que o “em princípio, sim”, se tinha transformado num “afinal, não”.

Alison Bechdel, ao contrário do anunciado no suplemento P3 do Público, não vai estar presente nem vai ter direito a exposição.

O Amadora BD realiza-se de 24 de Outubro a 09 de Novembro, os bilhetes custam 3€ (geral), 2€ (estudantes, pensionistas, maiores de 65 anos, etc.), bem como as habituais entradas gratuitas (menores de 12 anos, etc.).

Por hoje é só, mais informação em breve….

Tags from the story
, ,
Written By
More from Bruno Campos

Amadora BD na Intersecção da Cultura e da Politica em Portugal

É na intersecção da cultura e da política que se define o...
Read More

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *