Luanda Cartoon 2015

A 12ª edição do Luanda Cartoon vai decorrer de 21 a 28 de Agosto e conta com a presença de Paulo Monteiro.

No próximo dia 21 de Agosto de 2015, o Centro Cultural Português em Luanda/Camões, I.P. irá acolher a inauguração da “XII Edição do Festival Internacional de Banda Desenhada – Luanda Cartoon” que contará com a presença de vários autores angolanos e estrangeiros.

O festival é o resultado de uma parceria, iniciada em 2003, entre o Olindomar Estúdio e o Centro Cultural Português em Luanda/Camões, I.P., a edição deste ano irá contar com uma exposição de caricatura e banda desenhada, exibições de cinema de animação, em 2D e 3D, e ainda workshops dirigidos a profissionais e amadores.

Durante o festival será lançado também a V Edição do projeto “A Banda Desenhada na Língua Portuguesa”.

O Luanda Cartoon tem ao longo dos últimos anos destacado diversos autores  portugueses, sendo que este ano não é excepção e irá contar com a presença de Paulo Monteiro, director da Bedeteca de Beja, do Festival Internacional de BD de Beja e um dos autores portugueses mais editados e premiados no estrangeiro.

É uma presença que consolida a parceria entre artistas angolanos e portugueses, com a presenças regulares nos festivais de Luanda e Amadora, e eventualmente num futuro em Beja, uma vez que Paulo Monteiro indicou que a cidade alentejana irá ser tema de conversa.

Entre os dias 21 e 28 de Agosto estarei em Angola, no 12º Luanda Cartoon, onde terei ocasião de falar da Bedeteca de Beja e do Festival Internacional de BD de Beja. Farei ainda alguns ateliês de BD (terei também ocasião de falar um bocado sobre O Amor Infinito que te tenho). Além disso é uma oportunidade incrível para ficar a conhecer melhor o que se está a fazer em Angola neste momento. Quem sabe não surgirão a partir deste encontro alguns projectos conjuntos entre Beja e Luanda?

O Luanda Cartoon foi criado em 2003 pela dupla de irmãos cartoonistas Lindomar e Olímpio de Sousa, tendo crescido gradualmente até até atingir uma dimensão internacional em 2010.

Actualmente, é único festival do género em Angola e é um dos mais importantes eventos de banda desenhada na região da África Austral.

A 12.ª edição festival aproveita para homenagear os 40 Anos da Independência de Angola, percorrendo as quatro últimas décadas da banda desenhada do nosso país

Luanda-Cartoon-2015

Written By
More from Bruno Campos

Amadora BD na Intersecção da Cultura e da Politica em Portugal

É na intersecção da cultura e da política que se define o...
Read More

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *