Lançamento: Living Will de André Oliveira e Joana Afonso

A Ave Rara aterrou e traz no bico “Living Will”, o mini-comic com argumento de André Oliveira e arte de Joana Afonso.

A Ave Rara aterrou e traz no bico “Living Will”, o mini-comic com argumento de André Oliveira e arte de Joana Afonso.

“Living Will” é uma série de 7 mini-comics de 16 páginas, integralmente em inglês.  Cada uma das edições desta série será a duas cores (preto e um tom distinto em cada número, respeitando a ideia de arco-íris). Este conceito está relacionado com a narrativa e representa a emoção primordial que é abordado nesse capítulo da história.

O primeiro número, a introdução, é vermelho. E é o pontapé de saída numa aventura que promete uma mensagem forte, com momentos surpreendentes.

“Living Will” é escrito por André Oliveira, que pode ser mais conhecido como dinamizador do projecto Zona, ao qual esteve ligado por longos anos.  Nos últimos meses André tem vindo a dedicar-se a uma série de outros projectos que incluem a escrita de vários álbuns de BD e a coordenação da webmag do The Lisbon Studio, colectivo do qual faz parte.

André Oliveira tem assim vindo a desenvolver uma carreira de argumentista, garantindo a secção de banda desenhada da Revista Cais (várias curtas escritas para diversos ilustradores), colaborando com a revista brasileira Café Espacial (edição de Outubro, “Milagreiro” com André Caetano) e envolvendo-se em projectos de BD (para serem lançados futuramente) com várias editoras. O seu álbum Hawk, ilustrado por Osvaldo Medina, será apresentado durante o próximo ano, assim como, tudo indica, “Tiras do Baralho!” com Pedro Carvalho.

“Hora do Saguim” o livro de prosa que reúne as crónicas que publicou no blog homónimo, foi lançado no passado dia 19 de Outubro. Antes disso já tinha publicado com a chancela da Associação Tentáculo o livro “Chili Habanero Bang Bang”, escrito sob a forma de “cadáver esquisito” com o copywriter Rui Simões.

Para além de ser o argumentista de “Living Will”, André Oliveira é também o editor. A Ave Rara é um selo editorial que está a desenvolver com a designer Sofia Mota. O objectivo da Ave Rara é ser uma uma marca para a publicação de mini-comics nacionais escritos noutras línguas: entre o inglês, o francês ou o espanhol.

“Living Will” é ilustrado por Joana Afonso, desenhista que tem vindo a coleccionar prémios individuais e colectivos. Depois de ter recebido o prémio de melhor desenho nos Prémios Profissionais de BD, pelo álbum “O baile”, está nomeada na mesma categoria nos Prémios Nacionais de Banda Desenhada do Amadora BD 2013

A história de “Living Will é apresentada do seguinte modo pela editora:

“No dia em que perde o seu animal de estimação, Will apercebe-se que já não lhe restam razões para viver. Ao longo dos seus oitenta e dois anos foi um homem de ligações fortes e de um grande amor, mas hoje o dia-a-dia é povoado por conversas fortuitas e memórias coleccionadas numa velha pasta cheia de desenhos, textos e recortes. É ao admirá-la uma última vez que decide qual vai ser o seu derradeiro desafio: acertar todas as pontas soltas que ficaram ao longo do seu percurso e não deixar nada por dizer. Morrer em paz será o seu último testamento. Mas cedo vai perceber que, na vida, entre o preto e o branco há toda uma variedade de cinzentos.”

Esboços de Joana Afonso para “Living Will”

Com “Living Will” está lançada a primeira pedra da Ave Rara, que terá mais séries com outros artistas e uma política activa e dinâmica para promover os seus autores sobretudo além-fronteiras, embora sem desencorajar os leitores portugueses.

No próximo domingo, dia 27 de Outubro, às 16 horas “Living Will” será apresentado no 24º Amadora BD 2013.

André Oliveira e Joana Afonso irão estar presentes em sessões de autógrafos no Amadora BD no dia 27 de Outubro 17h às 19h; dia 2 de Novembro das 17 às 18h; dia 3 de Novembro das 17 às 18h e dia 9 de Novembro das 17 às 18h.

LIVING WILL #1  | P.V.P: €2,95 | 16 Pag.
Written By
More from Bruno Campos

AmadoraBD: Sérgio Godinho é relevante?

Eu sei que a resposta é evidente, mas existiu alguém que se...
Read More

3 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *