Joker: O Último a Rir ou a Arte de Lee Bermejo

Por piada (ou ironia) o protagonista do 5º volume da colecção Super Heróis DC é um vilão: Joker, um dos mais carismáticos antagonistas de Batman.

Por piada (ou ironia) o protagonista do 5º volume da colecção Super Heróis DC é um vilão: Joker, um dos mais carismáticos antagonistas de Batman. Este volume apresenta duas das suas histórias mais aclamadas: “Piada Mortal” escrita por Alan Moore com arte de Brian Bolland e “Joker”, uma graphic novel publicada em 2008 pela DC Comics escrita por Brian Azzarello e ilustrada por Lee Bermejo.

Em Piada Mortal, o Joker rapta o Comissário Gordon para tentar provar que um dia realmente mau pode ser o suficiente para transformar um homem equilibrado num louco furioso. “Piada Mortal” é uma das mais aclamadas histórias de Batman, tendo sido uma das obras que cimentou o nome Alan Moore como um dos melhores argumentistas de banda desenhada, contudo, o meu destaque vai para a segunda história em particular para a arte de Lee Bermejo.

capa vol5 jokerSinopose de “Joker” disponibilizada pela editora:

Na segunda história, o Joker é libertado do Asilo Arkham e prepara-se para reconquistar o submundo de Gotham… à sua maneira. O ponto de vista é o de Jonny Frost, um pequeno criminoso a servir-lhe de motorista e que irá descobrir que estar do lado do Joker pode ser tão, ou mais perigoso, do que estar contra ele… Tal como tinha feito em Lex Luthor: Man of Steel, Brian Azzarello (criador de 100 Bullets) volta a colaborar com o desenhador Lee Bermejo, numa intensa novela gráfica em clima de policial negro, duro e cruel como o humor do Joker…

Podem ler uma entrevista com Lee Bermejo na CBR onde fala sobre o seu trabalho nesta graphic novel. A entrevista foi realizada em 2008 aquando da edição da graphic novel nos Estados Unidos.

A colecção Super-Herois DC é editada pela Levoir e distribuída com o jornal Público. Tem um preço de venda de 8,90€ e estará à venda a partir de amanhã, dia 8 de Agosto.

Written By
More from Bruno Campos

AmadoraBD: Sérgio Godinho é relevante?

Eu sei que a resposta é evidente, mas existiu alguém que se...
Read More

2 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *