Joe Staton, Rafael Coutinho e António Chainho no AmadoraBD

Realiza-se este fim-de-semana, 1 e 2 de Novembro, o segundo fim-de-semana do AmadoraBD  (ABD) que conta com a presença de Joe Staton, o lançamento de Cachalote do brasileiro Rafael Coutinho e a entrega dos Prémios Nacionais de Banda Desenhada.

Dos convidados estrangeiros presentes durante o fim-de-semana no ABD, o brasileiro Rafael Coutinho é o único que está presente para promover uma obra (a menos que contemos com a comitiva angolana presente na apresentação do fanzine BDLP). No sábado é apresentado o álbum Cachalote editado pela Polvo, e que tem originais incluídos na exposição colectiva Galáxia XXI: O Futuro da BD é Agora.

Nascido em São Paulo em 1980, filho do popular Laerte (Coutinho), Rafael parece ser a confirmação do ditado que diz que filho de peixe sabe nadar e mereceu rasgados elogios do seu progenitor aquando da sua passagem, este ano, por Beja. Designer, animador, artistas plástico e autor de banda desenhada, Rafael conta já com diverso trabalhos de BD no seu currículo, como Beijo Adolescente. Para além de autor é também editor através do seu selo editorial (Cachalote) que criou em 2010. O álbum agora editado em Portugal (que também se intitula Cachalote) é escrito por Daniel Galera.

Considerado por O Estado De São Paulo como “o equilíbrio perfeito entre texto e imagem sequencial”, Cachalote é um mosaico de cinco histórias que se vão alternando sem nunca se cruzarem e “falam de um único mistério, obviamente sem solução. Nessas narrativas — que transitam constantemente entre o realista e o fantástico, o dramático e o cómico — tudo é o que parece, mesmo que seja uma baleia emergindo das águas de uma piscina.”

Esta é mais uma aposta da Polvo em autores de terras de Vera Cruz, durante esta edição do AmadoraBD também foram editados outros dois títulos de autores brasileiro publicados pela editora: Copacabana de Lobo e Odyr e Matiné de Magno Costa, Marcelo Costa e convidados.

Joe Staton é o nome “maior” desta edição do festival e o autor em destaque na exposição Batman, Ano 75 ( as pranchas engavetadas). Estreou-se com E-Man pela Charlton, tornou-se popular ilustrando as aventuras do Lanterna Verde e está actualmente a trabalhar em Dick Tracy.

Da Galáxia XXI: O Futuro é Agora, vêm mais dois convidados do ABD: os veteranos François Ayroles (1969) e Eric Shanower (1963), o autor formado na Joe Kubert School of Cartoon and Graphic Art que tem trabalhado para as mais variadas editoras norte-americanas como a DC Comics, Marvel Comics, Archie Comics, Dark Horse Comics, Random House, entre outras. Algumas das adaptações que realizou para a First Comics (a partir de 1986) de “O Feiticeiro de Oz”, do escritor L. Frank Baum, foram editados no Brasil e tiveram distribuição em Portugal.

Em 1991, Shanower iniciou o trabalho em Age of Bronze, a sua adaptação para banda desenhada da lenda da Guerra de Tróia, e recentemente regressou ao mundo de Oz, numa série de adaptações realizadas para a Marvel Comics, ilustradas por Skottie Young.

Ao logo da sua carreira Eric Shanower já colaborou (entre outros) com Ed Brubaker em Accidental Death (Fantagraphics, 1993) e Moebius em The Elsewhere Prince (Epic / Marvel / Les Humanoides, 1990-1991).

No sábado, 1 de Novembro, às 19 horas realiza-se a entrega dos Prémios Nacionais de Banda Desenhada nos Recreios da Amadora, a cerimónia de entrega dos prémios vai contar com a presença de António Chainho em palco com Filipa Pais – que desde a “Guitarra e Outras Mulheres” tem sido uma presença regular nas suas apresentações e fará parte do novo trabalho para dar voz a algumas das suas composições – e com os companheiros de há muito, Ciro Bertini (no baixo) e Tiago de Oliveira (na viola).

Este fim-de-semana vão ainda decorrer os lançamentos de Álbum de Cartoon de Yuriy Pogorelov e O Que é o Humor Gráfico? de Osvaldo de Sousa, Lailson de Holanda e Camilo Riani, para além das apresentações dos fanzines Celacanto, BDLP e Efeméride. e dos livros Obscurum Nocturnus e As sete cores de Oníris.

Tags from the story
, ,
Written By
More from Bruno Campos

Fernando Relvas: câmara ardente e funeral

Câmara Municipal da Amadora divulgou os detalhes relativos às cerimónias fúnebres de...
Read More

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *