Javier Rodriguez, Desenhista de Homem Aranha Superior na Comic Con Portugal

No mercado de banda desenhada norte-americana confluem autores de todas as nacionalidades. Os autores espanhois há vários anos que são presença habitual em edições mainstream das grandes editoras como Marvel, DC, Dark Horse ou Image. São sucesso comercial e crítico que faz com que existam já vários autores premiados com os Eisners.

Após a primeira vaga de espanhóis liderada por Salvador Larroca, Pasqual Ferry e Carlos Pacheco que tomaram de assalto diversos grandes títulos da Marvel e DC, surgiu uma segunda vaga, mais recente, de talentosos espanhóis.

Nomes como Paolo Rivera, David Aja, Juanjo Guarnido(com Blacksad), Emma Ríos ou Marcos Martín (outro convidado da CCPT) têm acumulado nomeações e prémios tanto nos Eisner como nos Harvey. Destes, o título com mais vencedores tem sido claramente Daredevil  (Demolidor) com Paolo Rivera, Marcos Martín e Joe Rivera a levarem para casa prémios Harvey e Eisner. E é desta fornada de autores espanhóis que surge mais uma confirmação de um autor que estará presente na Comic Com Portugal: Javier Rodriguez – habitual colorista de outros artistas espanhóis e responsável pelo desenho de aventuras de Homem-Aranha e Demolidor – é o autor convidado mais recente a ser anunciado.

Javier Rodriguez começou a sua carreira como artista auto-publicando alguns títulos em Espanha antes de ser convidado, como desenhista, para a El Víbora e Mister K,  para além de ter publicado um par de álbuns, em França, tanto em nome individual como em colaboração com outros autores. O salto para o outro lado do oceano dá-se com a sua colaboração como colorista em Batgirl: Year One onde colabora com os espanhóis Marcos Martín (artista) e Álvaro López (arte-finalista) de quem será colaborador habitual no futuro em Superior Spider-Man e Daredevil. Conhecido pelo seu trabalho de colorista em Daredevil, Batgirl e Amazing Spider-Man, rapidamente passa para o papel de artista em alguns números de Daredevil e Spider-Man estando agora encarregado de desenhar a mini-série Axis: Hobgoblin, spin-off do título Superior Spider-Man.

Em português podemos esperar ver já este mês os desenhos dele em Homem-Aranha Superior Nº9 que deve incluir Superior Spider-Man nº 26 – não temos indicação se os planos da Panini Portugal incluem a publicação do Superior Spider-Man Annual #1 – sendo que (dentro daquele que tem sido a prática da editora) no próximo número serão editados Superior-Spiderman #25 a #27.

Os seus trabalhos já publicados em Portugal incluem Dr. Estranho: O Juramento (editado pela Levoir e Público) onde faz as cores para o argumento de Brian K. Vaughan (um nome confirmado para o evento) e os desenhos de Marcos Martín e também podemos ver uma pequena amostra do seu talento em Guardiões da Galáxia Vol.1: Vingadores Cósmicos onde coloriu uma das histórias curtas no final do volume, nomeadamente a do Rocket Racoon.

Written By
More from Diogo Campos

Central Comics Fest 2015 na Casa das Artes

No passado fim-de-semana de 1 e 2 de Agosto, decorreu a 2ª...
Read More

4 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *