Descobrir a Robótica com Leonel Moura

As consequências sociais, culturais e económicas da robótica são o tema do mais recente livro do artista plástico Leonel Moura, A Invasão dos Robôs, cujo trabalho se tem distinguido por explorar as fronteiras fluídas entre estética e tecnologia.

Robótica como uma Nova Espécie

Robótica

“Considero a robótica dotada de Inteligência Artificial como uma nova espécie que está a nascer no planeta. Uma espécie com capacidades similares ou até superiores às nossas. “

As tecnologias de robótica e inteligência artificial ainda hoje nos soam como algo saído da especulação de ficção científica. No entanto, em laboratórios de pesquisa, indústrias de ponta ou tradicionais, os robots são cada vez mais prevalentes como ferramentas de trabalho complexas. Ao falar destas questões, visualizamos o robot industrial que segue, incansável, a sequência de passos necessários para manufacturar um produto, ou sorrimos perante a investigação de ponta em andróides que ou sistemas robóticos complexos. Não reparamos que a voz do atendimento do call center é o interface de um complexo sistema de inteligência artificial aplicada que mimetiza o contacto humano, ou que os planos de automatização da condução vão muito para além de automóveis pitorescos que se conduzem sem intervenção humana, estando a ser intensamente investigados na sua aplicabilidade à camionagem de longo curso.

Uma complexidade tecnológica que se traduzirá em problemáticas económicas e sociais. São estes os temas abordados por esta obra onde Leonel Moura coloca de lado a sua vertente de trabalho artístico e procura divulgar o seu largo conhecimento da robótica em sentidos mais generalistas.

Colocámos algumas questões ao autor, através de correio electrónico:

aCalopsia: Qual é o foco temático do livro? Robótica de um modo generalista, impactos sociais e económicos da robótica/IA/algoritmização/automação, ou possibilidades artísticas?

Leonel Moura: O livro aborda a robótica em termos gerais, desde a industrial à de serviço, da aplicada à medicina ao espaço, etc. Descreve os avanços e as dificuldades. Mas também os novos problemas que emergem da sua implementação, não só no desemprego que gera, mas igualmente no questionamento da própria condição humana.

A minha abordagem é positiva, otimista mesmo, mas não posso deixar de considerar os impactos negativos. Sobretudo porque me parece que a sociedade não está preparada, não está informada. Esse é aliás um dos objetivos do livro, informar.

Um exemplo. A robótica não está só a criar algum desemprego adicional. A disseminação da robótica vai gerar vastas multidões de inocupados. Porque em breve os robôs não vão só ocupar as fábricas, mas a maioria dos serviços que hoje são realizados por humanos. Ou seja, a robótica não substituí só a mão-de-obra desqualificada, substituí também muito do chamado colarinho branco. A sociedade não está preparada para ter metade da população sem qualquer ocupação. Os políticos andam a dormir.

Considero a robótica dotada de Inteligência Artificial como uma nova espécie que está a nascer no planeta. Uma espécie com capacidades similares ou até superiores às nossas. Nesse sentido essa nova espécie pressiona a humanidade para evoluir mais rapidamente do que o lento passo descrito por Darwin.

aCalopsia: Este livro reflecte a longa experiência de Leonel Moura com robótica enquanto ferramenta de criação, e com o movimento dos fablabs?

Leonel Moura: Refiro os robôs criativos mas a minha arte não é o tema do livro. Já publiquei outros livros sobre isso. Neste caso quis aproveitar a experiência que adquiri nas últimas duas décadas para chamar a atenção de uma realidade que está e vai ainda mais no futuro transformar radicalmente as nossas vidas. Não sabemos se para o bem ou para o mal.

A apresentação do livro de Leonel Moura será feita por Pedro Lima, do Instituto de Sistemas e Robótica do IST, e Reginaldo Rodrigues de Almeida do programa Falar Global, no dia 3 de novembro no espaço da Livraria Alêtheia.

Tags from the story
, ,
Written By
More from Artur Coelho

Programa do Fórum Fantástico 2017

Fiéis à promessa feita na sessão de apresentação, Rogério Ribeiro e João...
Read More

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *